Terça, 11 de Agosto de 2020
(71) 99663.6360
Mata de São João Futuro incerto

Parecer do Ministério Público opina pelo indeferimento de filiações de Agnaldo e Beto no PSD

Como não constam na lista de filiados do PSD, Agnaldo e Beto recorreram a Justiça Eleitoral para inclusão dos seus nomes numa lista especial.

30/07/2020 18h14 Atualizada há 2 semanas
Por: Gabriel Seixas
Arquivo Mais Região
Arquivo Mais Região

O futuro político do presidente da Câmara de Mata de São João, Agnaldo Oliveira Silva (DEM) e de seus aliados, continuam incertos e a cada dia mais complicado. Pareces do Ministério Público Estadual (MPE) desta quarta (29) e quinta-feira (29) opinou pelo indeferimento dos pedidos de filiações no PSD de Agnaldo e do seu aliado político, o vereador Beto Costa (PSDB).

Como não constam na lista de filiados do PSD em Mata de São João, Agnaldo e Beto recorreram a Justiça Eleitoral para inclusão dos seus nomes numa lista especial. Em consulta pública no site do Filiaweb, os nomes dos vereadores não estão no partido. 

Diante da solicitação dos requerentes, a promotora eleitoral Luiza Amoedo, sustenta que não há nos autos pedido de desfiliação deles no Democratas e PSDB, respectivamente, nem tão pouco foi provado no processo que ocorreu desídia ou má-fé, devendo se manter filiados nos dois partidos, que são da base do governo municipal. 

Caso o parecer do MPE seja acatado pelo Juiz Eleitoral, Agnaldo e Beto somente poderão concorrer este ano no Democratas e PSDB, respectivamente.

Entenda o caso

No inicio de março, o grupo liderado por Agnaldo rompeu com o pré-candidato João Gualberto (PSDB) após ele ter anunciado a sua pré-candidatura pelo governo. Na época, a sua irmã, Lulu, lançou a sua pré-candidatura ao PSD e confirmou a ida do grupo para o partido presidido pelo vereador Sergio Bogoió.

No dia 15 de abril, prazo final para o lançamento de filiados no Filiaweb, Agnaldo decidiu retornar ao grupo do prefeito juntamente com os vereadores Pastor Sandro (DEM) e Beto Costa, esvaziando o PSD. Na ocasião, Lulu anunciou que ficaria no PSDB para disputar como candidata a vereadora, fato confirmado por ela em entrevista a um site da Capital. Após repercussão negativa nas redes sociais e nos bastidores da política, Lulu, Agnaldo e seus aliados voltaram atrás e decidiram por ficar no PSD.

O vai vem foi confirmado pelo vereador Pastor Sandro em entrevista no Programa É do Povo, Sauípe FM, no dia 20 de abril, e também pela própria Lulu em entrevista a rádio Mix Bahia em 20 de abril. 

Toda essa movimentação ocasionou no descumprimento dos prazos estabelecidos pela Legislação Eleitoral.

Como fica o PSD 

O quadro político gera insegurança e preocupa o presidente do PSD e candidato à reeleição, vereador Sérgio Bogoió. Segundo os bastidores da política, sem os votos de Agnaldo, Beto e possivelmente Pastor Sandro, o partido não conseguiria eleger ninguém. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Mata de São João - BA
Atualizado às 16h20 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 29°

29° Sensação
15.1 km/h Vento
57.1% Umidade do ar
60% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (12/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 29°

Sol e Chuva
Quinta (13/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias