Sábado, 19 de Setembro de 2020
(71) 99663.6360
Mata de São João Mata de São João

Protetora se lança pré-candidata a vereadora visando ampliar a luta pela causa animal

Cris cuida de mais de 15 gatos que foram abandonados na porta da casa onde mora

15/09/2020 15h32 Atualizada há 3 dias
Por: Maryane Meira
Keila Abreu
Keila Abreu

Cuidar dos animais é a missão de vida para Cristiane Tosta, que pretende ampliar a luta pela causa animal através a atuação na política matense. A pré-candidata a vereadora de Mata de São João pelo Republicano, tem se dedicado desde 2015 a proteger principalmente os cães e gatos no município.

Em visita a redação do Mais Região, Cris dos Animais, como gosta de ser chamada, relatou um pouco sobre sua convivência com os animais, principalmente com os felinos. Atualmente, Cris cuida de mais de 15 gatos que foram abandonados na porta da casa onde mora. “É um trabalho contínuo, muita gente sabe que trabalho faço na comunidade e por isso abandonam os animais na porta da minha casa. Mata de São João precisa de um Centro de Zoonoses para cuidar desses bichos, que muitas vezes chegam doentes”, relata.

Para Cris, outros áreas de atuação também são importantes, como geração de emprego no município. “Minha bandeira maior é continuar amparando esses animais, criar projetos de castração social para atender a comunidade carente, e ofertar o atendimento veterinário. Fora a causa animal, tenho projetos ligados a geração de emprego e implantação da coleta seletiva”, ressalta.

Envenenamento de animais

Segundo Cris, o número de animais mortos por envenenamento tem crescido em Mata de São João e para combater essa prática tem conscientizados as pessoas sobre o uso de veneno em lugares públicos. “Eu tenho recomendado às pessoas na Feira que não compre o famoso chumbinho para matar ratos, e que gatos acabam ingerindo, mas fazer uso de outros produtos que não fazem mal aos gatos”, conclui. 

Lei para agressores

O Senado aprovou no dia 9 de setembro em votação simbólica um projeto que estabelece pena de dois a cinco anos de reclusão para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar cão ou gato.

O texto também prevê multa e proibição da guarda para quem praticar crimes desse tipo contra os animais.

A proposta, de autoria do deputado Fred Costa (Patriota-MG), já foi aprovada pela Câmara. Por isso, agora, segue para a sanção do presidente Jair Bolsonaro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Mata de São João - BA
Atualizado às 21h27 - Fonte: Climatempo
24°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 30°

24° Sensação
10.6 km/h Vento
79.3% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (20/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol e Chuva
Segunda (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias