Sábado, 19 de Setembro de 2020
(71) 99663.6360
Mata de São João Educação matense

Pela 2ª vez, Mata de São João lidera o ranking com melhor IDEB na RMS

A Escola Municipal José Francisco dos Santos, na localidade de Curralinho, obteve o maior índice do município nas séries iniciais

16/09/2020 14h55 Atualizada há 3 dias
Por: Maryane Meira
Divulgação/Ascom
Divulgação/Ascom

Pelo segundo ano consecutivo, Mata de São João lidera o ranking com melhor Índice de Educação (IDEB) na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Os resultados IDEB de 2019 foram divulgados nesta terça-feira (15), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP.

Alcançando um indicador de 5,9 nos anos iniciais (1º ao 5º ano), 4,8 nos anos finais (6º ao 9º ano), O município lidera a lista composta por 13 cidades da Bahia. Em ambas as séries, o município ultrapassou as metas projetadas para 2021, que são 4,8 para anos iniciais e 4,5 para anos finais. 

De acordo com o levantamento, a Escola Municipal José Francisco dos Santos, na localidade de Curralinho, obteve o maior índice do município nas séries iniciais, pontuando 7.5. Já a unidade destaque nos anos finais foi a Escola Municipal São Vicente, no Diogo, com 5,7.

Em participação no Programa É do Povo, transmitido pela Sauípe FM, o secretário de Educação de Mata de São João, Alex Carvalho comemorou e atrelou os resultados a uma equipe de profissionais comprometidos. “Estamos felizes pois Mata de São João continua liderando o ranking do IDEB. A rede tem trabalhado muito e essa é mais uma vitória daqueles que trabalham na educação, os profissionais que se dedicam, desde o pessoal da limpeza aos professores e coordenação”, parabeniza.

Em Mata de São João, 88% dos 10 mil estudantes da rede municipal estão no turno integral. Na Sede, na Zona Rural e no Litoral, os alunos contam com aulas de reforço no contra-turno, com almoço, lanches, oficinas de dança, leitura, música, artes marciais, esportes e entre outras atividades lúdicas.

IDEB - O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Mata de São João - BA
Atualizado às 22h28 - Fonte: Climatempo
23°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 30°

23° Sensação
9.1 km/h Vento
82.9% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (20/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol e Chuva
Segunda (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias