Terça, 27 de Outubro de 2020
(71) 99663.6360
Mata de São João Praia do Forte

Parque Klaus Peters comemora sete anos dedicados à conservação da biodiversidade matense

O parque é uma das áreas turísticas mais importantes do litoral de Mata de São João

21/09/2020 20h41 Atualizada há 1 mês
Por: Maryane Meira
Reprodução
Reprodução

O Parque Klaus Peters comemora nesta terça-feira (22) sete anos dedicados à conservação do meio ambiente, de uma das áreas turísticas mais importantes, situada na Praia do Forte, no litoral de Mata de São João. Ao longo dos anos, foram mais de 200 animais relocados de vinte e três espécies diferentes sendo algumas delas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, através das Unidade de Conservação.

Conforme o coordenador de Unidades e Gestor do Parque, Fábio Lima, há sete anos que vem registrando a fauna e flora do local. “Esse foi nosso primeiro objetivo. Aproximar as pessoas dos animais e plantas que estão bem próximo deles e que muitas vezes passam despercebidos. Esses sete anos registros possibilitaram a realização de duas exposições fotográficas itinerantes que circulam pela Bahia e Brasil. ”, destaca.

Segundo Fábio, o sucesso das atividades se deve a parceria da comunidade, que entra em contato para realização do manejo dos animais de forma segura para os bichos e às pessoas. “A prática também favoreceu os condomínios do entorno da Unidade de Conservação onde alguns deles já realizam a dois anos cursos de formação para seus colaboradores de reconhecimento e manejo de fauna. Além desses importantes números, a crescente das atividades de pesquisas realizadas por estudantes de graduação, mestrado e doutorado também vem crescendo e ajudando muito na implantação e gestão de políticas públicas ligadas a área ambiental, atualmente são vinte e três linhas de pesquisas sendo realizadas por pesquisadores da Bahia, outros estados e países”, revela Fábio.

História

Criado através da lei municipal de 12 de setembro de 2008 e aberto em 22 de setembro de 2013, o Parque Klaus Peters vem buscando a consolidação da importância das Unidades de Conservação para a sociedade e assegurando que os objetivos traçados com foco no fomento a pesquisa, visitação publica, ordenamento do turismo, parceria com instituições de ensino formal, ações do programa de educação e informação ambiental além da fiscalização, monitoramento e relocação de fauna possam continuar a ser executados e aprimorados.

 Visitas turísticas

São mais de seis mil pessoas contempladas de 2015 à 2019 após a implantação do programa de visitas guiadas para escolas públicas e particulares, segundo Fabio esse programa faz parte do planejamento da gestão após dois anos de pesquisas, visitas e metodologias para sua execussão. Em 2017 começamos a fomentar as atividades de turismo de baixo impacto e em 2018 implantamos as atividades de canoagem, cavalgada e passeios de bicicleta com operadoras locais e em dois anos de implantação quinhentas e setenta e duas pessoas já desfrutaram dessas experiências.

Reconhecimento

O Parque continua a ser um local de referência para a comunidade, que encontra no espaço um local para manter vivo sua cultura. O reconhecimento público através de todos os seguimentos, ajudam a manter a importância e ações que mantém a área como um dos grandes refúgios para a fauna e flora do Litoral Norte, sendo o parque a espinha dorsal de um corredor ecológico a ser planejado para a região. Em 2018 o Parque recebeu o Titulo de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da UNESCO pelo trabalho que desenvolve.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Mata de São João - BA
Atualizado às 09h35 - Fonte: Climatempo
28°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 30°

29° Sensação
16.2 km/h Vento
56.2% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (28/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 31°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (29/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias