Segunda, 26 de Outubro de 2020
(71) 99663.6360
Mata de São João Pioneira

Uso de medicamento trombolítico salva paciente de infarto em Hospital Municipal

O procedimento aconteceu no Hospital Municipal Eurico Goulart de Freitas, de Mata de São João

22/09/2020 10h44 Atualizada há 1 mês
Por: Maryane Meira
Divulgação
Divulgação

Um paciente de 67 anos, com quadro de infarto, teve a vida salva na manhã desta segunda (21), graças à agilidade da equipe médica e a aplicação de medicamento trombolítico. O procedimento aconteceu no Hospital Municipal Eurico Goulart de Freitas, de Mata de São João, através do Protocolo de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), instituído pelo Sistema Único de Saúde (SUS), via Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O Hospital Municipal de Mata é o único em toda Região Metropolitana, excetuando a Capital, a possuir esse tipo de medicamento, que custa cerca de R$ 6 mil, cada ampola. O remédio trombolítico dissolve os coágulos sanguíneos que provocam infartos e acidentes vasculares, salvando assim muitas vidas.

 

Todo o procedimento de avaliação do quadro e do histórico do paciente, de realização de exames, de análise de diagnóstico e de aplicação do medicamento tem de acontecer em, no máximo, três horas a partir dos primeiros sintomas. A depender da gravidade do trauma, a pessoa pode ficar curada após a medicação, ou ganhar tempo para passar por procedimentos mais complexos em unidades hospitalares especializadas.

 

Vida salva - De acordo com o clínico geral e plantonista do Hospital Municipal, João Pedro, o paciente deu entrada com fortes dores no peito e todo o procedimento, desde as primeiras dores até o uso do trombolítico Metalyse, aconteceu em um espaço de duas horas e meia.

 

“Assim que ele chegou à nossa unidade iniciamos a investigação e confirmamos o diagnóstico, junto com a equipe do Protocolo de IAM do SAMU de Salvador, que acompanhou todos os passos”, explica o Doutor João Pedro. “Depois de estabilizado o quadro, o paciente seguiu, lúcido e apenas com dores amenas, para o Hospital Roberto Santos, onde foi necessário realizar um cateterismo”, detalha o médico.

 

O diretor médico do Hospital Municipal Eurico Goulart de Freitas, Gustavo Guimarães, explica que Mata de São João é pioneira, entre as cidades que fazem parte da Regional do SAMU de Camaçari, a adquirir o medicamento trombolítico e a fazer o processo de trombólise.

 

“Foi a primeira vez, desde que passamos a fazer o protocolo, que chegou um paciente dentro dos critérios. Acionamos o protocolo, através do doutor João Pedro, e depois de todos os procedimentos fizemos a medicação, que trouxe bom resultado”, explica Guimarães. “Em seguida, uma ambulância avançada do SAMU transportou o paciente para o Hospital Roberto Santos, que é referência em UTI cardiológica do estado”, destaca.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Mata de São João - BA
Atualizado às 00h53 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 32°

24° Sensação
9.9 km/h Vento
85.4% Umidade do ar
67% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (28/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias