Sábado, 05 de Dezembro de 2020
(71) 99663.6360
Mata de São João Litoral matense

Duas sucuris são flagradas por moradores em Praia do Forte

As serpentes foram flagradas atravessando a Avenida do Farol, em Praia do Forte

22/11/2020 10h32 Atualizada há 2 semanas
Por: Maryane Meira
Reprodução
Reprodução

Duas sucuris de aproximadamente 3 metros de comprimento foram flagradas atravessando a Avenida do Farol, em Praia do Forte, litoral de Mata de São João, na noite da sexta-feira (20). O biológo e Gestor do Parque Klaus Peters, Fábio Lima, acredita que possivelmente as serpentes sejam uma fêmea e um macho, por conta de uma característica da especie.

O flagrante foi feito por moradores locais que perceberam uma serpente na frente e outra logo em seguida. As duas cobras mergulharam na Lagoa Timeantube e desapareceram. “Estavam vindo do lado da praia para o Parque”, afirma o biológo.

Conforme Fábio o aparecimento de sucuris no local é comum, mas é necessário que os moradores e turistas tomem os devidos cuidados para não incomodá-las e, claro, evitar qualquer tipo de acidente. “Os encontros casuais com a fauna vêm se tornando cada vez mais frequente em nossa região por ainda possuirmos grandes manchas de vegetação e área protegidas. É bom lembrar que perseguir e mau tratar são crimes previstos em lei Federal. Ao encontrar animais silvestres não tente pegar, se aproximar ou atrair pois isso pode causar acidentes sérios. Deixe o animal seguir seu caminho ou entre em contato com a Prefeitura que através do Parque Klaus Peters técnicos poderão ajudar na relocação desses animais garantindo assim a segurança dos animais e das pessoas”, esclarece.

Sobre a especie

As Sucuris vivem perto de córregos, rios e lagos. Apesar de não serem ágeis em ambiente terrestre, elas são muito rápidas dentro d’água podendo ficar até 30 minutos sem respirar. Possuem hábitos crepusculares e noturnos. As sucuris não são venenosas, pois não possuem dentes inoculadores de veneno, mas sua mordida é forte o bastante para atordoar sua presa que rapidamente é envolvida pela musculatura forte e robusta da serpente.

Na dieta das sucuris é possível encontrar diversos vertebrados, como por exemplo: peixes, rãs, lagartos, jacarés, aves e roedores. As fêmeas são maiores que os machos, atingindo maturidade sexual por volta dos seis anos de idade. De modo geral, as espécies de sucuri podem viver por até 30 anos.

O ser humano é o maior responsável pela morte deste réptil devido ao medo que sentem desta cobra e devido também ao interesse pela pele da sucuri que no comércio internacional é bastante valiosa para o mercado da moda. Ataques a pessoas por sucuris são bastante raros. Porém, imagens de filmes fictícios como Anaconda, estão fixadas no imaginário popular, e contribui desta forma para a má fama das sucuris de devoradora de homens, o que não representa a realidade. Quando se sentem ameaçadas pelo homem, as sucuris geralmente mordem como forma de defesa. A captura e a manipulação inadequada destas cobras é que costumam resultar em acidentes.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Mais Região (@maisregiao)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Mata de São João - BA
Atualizado às 15h24 - Fonte: Climatempo
30°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 31°

32° Sensação
21.2 km/h Vento
54.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (06/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Segunda (07/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias