A rede municipal de ensino de Pojuca passou a contar com a Revista Coquetel – Educação Empreendedora entra em Campo, material didático desenvolvido em parceria com o Sebrae Bahia para apoiar o desenvolvimento da educação empreendedora nas escolas.
A iniciativa integra as ações já desenvolvidas pelo município na área, como seminários, oficinas, cursos e formações voltadas aos estudantes. A proposta da revista é utilizar o universo do futebol como ferramenta pedagógica para estimular competências como criatividade, planejamento, liderança, comunicação e trabalho em equipe entre os alunos.
Com abordagem interdisciplinar, o material busca associar o esporte ao processo de aprendizagem. Segundo a analista da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Bahia, Ana Luci Des Gravier:
“A proposta da Revista Coquetel – Educação Empreendedora entra em Campo é mostrar que a Copa do Mundo vai muito além do esporte. O evento reúne valores e competências que também fazem parte da educação empreendedora, como planejamento, trabalho em equipe, criatividade, comunicação, persistência e tomada de decisão. Ao levar esse material para as escolas, queremos oferecer aos professores uma ferramenta lúdica e interdisciplinar que torne o aprendizado mais significativo e ajude os estudantes a desenvolver habilidades que serão importantes ao longo de toda a vida.”
A chegada da revista ao município coincidiu com a realização da Primeira Copinha e do VI Festival de Atletismo dos Anos Iniciais, eventos que contribuíram para integrar as atividades esportivas às práticas desenvolvidas em sala de aula.
Entre as unidades da rede, a Escola Municipal Herádio Fonseca Barroso ganhou destaque ao utilizar as atividades propostas pela publicação durante a realização da primeira Feira da Horta Escolar. A iniciativa envolveu estudantes, professores, familiares e a comunidade escolar.
Além das atividades já realizadas, a revista também servirá como referência para o planejamento das ações de Educação Empreendedora e Educação Financeira que serão desenvolvidas pela rede municipal ao longo do segundo semestre.
A educadora Edna Rosângela Almeida Soares destacou o potencial do material como instrumento de aprendizagem:
“As atividades mostram que não se trata apenas de diversão. Elas ensinam a construir estratégias, colaborar, perceber que cada pessoa pode contribuir para alcançar um objetivo comum. Assim como em uma equipe de futebol, na sala de aula ninguém aprende sozinho”.
Formação Pojuca recebe encontro sobre práticas de educação empreendedora
Políticas Inclusivas Pojuca promove programação voltada à inclusão e acessibilidade em setembro
Proteção Pojuca implanta Sala Lilás no Hospital Municipal Dr. Carlito Silva para acolher mulheres vítimas de violência
Saúde Animal Pojuca oferece castração gratuita de cães e gatos; veja como cadastrar o animal
Educação Viária Semana Nacional do Trânsito terá ações educativas em Pojuca
Saúde Mutirão atende 210 pacientes e amplia acesso a consultas na Policlínica de Pojuca