A Vacinação em Mata de São João está na segunda etapa, onde os idosos a partir de 65 anos e profissionais de saúde continuam sendo vacinados no município. De acordo com a secretária de Saúde, Tatiane Rebouças, em participação no Programa É do Povo, na manhã desta quinta-feira (01), a estimativa é de que falta vacinar 1.500 idosos, segundo cadastro da prefeitura.
“A gente acredita que os idosos acima de 60 anos, teremos ainda pelo menos 1.500 a 1.600 essa é a nossa expectativa baseado nos indicadores do influenza do ano passado. Estamos tentando agilizar para atender mais. Nossa estimativa é receber mais doses agora, provavelmente neste final de semana”, frisa.
Durante participação, a gestora da Pasta ainda esclareceu sobre a falta de medicamentos e registros de aglomerações de pessoas em busca de vacina em alguns postos de saúde da cidade. “A gente tem tido alguns atrasos no recebimento de medicamentos proveniente da falta dos fornecedores ou a falta de matéria-prima para a produção do medicamento. A gente tem algumas medicações que efetivamente estão em falta, são medicações usadas no tratamento da Covid-19, tipo: Azitromicina; Dexametasona e Predimisona. Essas medicações, os fornecedores têm pedido prazos a gente. As medicações convencionais que fazem parte do remume, que são 109, essas também tem tido atrasos e a gente tem sofrido muito com a troca de marca e esticamento do prazo, pois os fornecedores não estão conseguindo entregar”, explica.
Segundo Tatiane, o município já está começando a receber alguns medicamentos e organizando as farmácias de todos os postos de saúde. “No Posto do Dendê, por exemplo, já estão sendo organizada e as medicações que não tem lá, inclusive a metformina, que acabou antes do previsto, segunda-feira (05) ela chega e estaremos reorganizando o fluxos”, ressalta.
Sobre as aglomerações nos postos, a gestora explicou que a secretaria vai organizar uma fila virtual no sistema de cadastramento para evitar que as pessoas se aglomerem. “Estamos pensando em uma nova forma de organizar, como uma agenda virtual, na qual a gente coloque uma fila de pessoas em espera, e mesmo assim teremos reclamações de pessoas, porque quem está no final da fila vai reclamar de pessoas que estão no início”, destaca.
Vacinação de policiais
A secretária relatou na entrevista, que ontem o município recebeu 15 doses para imunizar os policiais acima de 50 anos. “O município já vacinou os 15 policiais com idade de 50 anos e superior que estão na ativa”, frisa.
O município recebeu até hoje um total de 3.580 doses de vacinas CoronaVac, produzidas pelo Butantan, e outras da Oxford/AstraZeneca, enviadas pela FioCruz, e aguarda nova remessa neste final de semana.
Boletim Epidemiológico
Segundo o último boletim da Saúde, divulgado na noite desta quinta-feira (31), foram contabilizados 19 registros de pacientes recuperados, 25 novos casos de contaminação, totalizando 79 em tratamento domiciliar, 15 internamentos, sendo que no Hospital Municipal Eurico Goulart de Freitas, foram notificados dois internamentos hoje pela manhã.
Desde o início da pandemia foram registrados 36 óbitos, dos quais 16 foram contabilizados no mês de março, e desses quatro óbitos inseridos foram referentes a mortes causadas pela Covid-19 que ocorreram no ano passado.
Mín. 23° Máx. 27°
Mín. 23° Máx. 29°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 23° Máx. 29°
Sol com muitas nuvens e chuva