Sexta, 22 de Outubro de 2021 04:23
(71) 99663.6360
Esporte E. C. Bahia

Fonte Nova é aposta do Bahia contra degola; veja aproveitamento

Esquadrão voltará a jogar no estádio depois de sete meses

16/09/2021 08h34
Por: Maryane Meira
Reprodução
Reprodução

Quando entrar em campo neste sábado (18), contra o Red Bull Bragantino, às 21h pela 21ª rodada do Brasileirão, o Bahia vai sentir um gostinho diferente. Depois de sete meses, enfim o tricolor vai voltar à Fonte Nova. 

Além da estrutura oferecida pelo estádio e o sentimento de estar em casa, o time pode, também, se apegar aos números que possui atuando na arena para ganhar confiança e dar a volta por cima na temporada. 

O retorno à Fonte segue um roteiro parecido com o que o Esquadrão viveu na temporada passada. Por conta da instalação do Hospital de Campanha para atender pacientes diagnosticados com a covid-19, o time baiano precisou mudar o mando de campo e disputou todo primeiro turno da Série A de 2020 em Pituaçu. 

Quando o hospital foi desativado e o Bahia voltou a jogar na Fonte Nova, em novembro do ano passado, o estádio teve papel importante na luta do time contra o rebaixamento. Em 10 jogos disputados, o Esquadrão conseguiu cinco triunfos e um empate. Pontos preciosos na manutenção da equipe na elite do futebol brasileiro. 

Para efeito de comparação, no Brasileirão de 2020 o aproveitamento do Bahia na Fonte Nova foi de 53%. Já atuando em Pituaçu pelo mesmo torneio, o desempenho ficou um pouco abaixo: 48% em nove partidas.

Na atual temporada, por sua vez, o Bahia voltou a flertar com a zona de rebaixamento. O clube é atualmente o 15º colocado, com 22 pontos, um a mais do que o América-MG, 17º. No entanto, o tricolor tem um jogo a mais do que o time mineiro e dois a mais na comparação com o Grêmio, na 18º posição, com 19 pontos.  

Como mandante, o Bahia possui aproveitamento de 43,3%. Em 10 partidas em Pituaçu, o Esquadrão conquistou quatro triunfos, um empate e sofreu cinco derrotas. Agora, o time tem pela frente mais nove rodadas em casa para tentar conseguir o maior número de pontos e se livrar da degola. 

“Pensamento de decisão, foco total. A gente sabe que todo jogo vai ser decisivo para nós. Por detalhe a gente não venceu a última partida. A gente vai continuar com foco e com a tranquilidade que vem tendo nos jogos. No momento certo, como vem sendo nos últimos jogos, as coisas vão começar a acontecer”, afirmou o volante Lucas Araújo. 

Alívio no bolso


Além do ganho técnico que o Bahia espera ter no retorno à Fonte Nova, o tricolor deve ganhar um alívio no bolso. Quando joga em Pituaçu, o Esquadrão amarga prejuízo de cerca de R$ 100 mil por partida por conta de custos como aluguel do campo, quadro móvel e arbitragem.

Na Fonte Nova, a conta dos custos operacionais é dividida entre o tricolor e a administração do estádio desde que um acordo foi estabelecido entre as duas partes, no ano passado.  Sem público nos jogos desde março de 2020, o Esquadrão tem sofrido para fechar as contas. No ano anterior, o Bahia encerrou a temporada com déficit de R$ 50 milhões.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Dias d'Ávila - BA
Atualizado às 04h15 - Fonte: Climatempo
24°
Pancada de chuva

Mín. 24° Máx. 26°

24° Sensação
8.1 km/h Vento
87.8% Umidade do ar
80% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol e Chuva