O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, para uma reunião na tarde desta segunda-feira (11) no Palácio do Planalto.
Segundo interlocutores de ambos, a ideia é debater os próximos passos da companhia, depois da decisão na última quinta-feira (7) de não distribuir dividendos extraordinários aos acionistas, o que levou a uma perda de R$ 55 bilhões no valor de mercado da petroleira.
Um interlocutor de Prates disse à CNN que a ideia da reunião será a apresentação de projetos futuros, em especial na indústria naval e obras em refinarias.
Mas, segundo um ministro próximo de Lula, a distribuição de dividendos também deverá ser tratada, ainda mais porque Prates se absteve da decisão na reunião do conselho de administração.
Deverá, portanto, entrar na pauta o resultado público do balanço, a avaliação da repercussão e dos próximos passos.
Prates divergiu da maioria na reunião. Ele defendia que parte dos recursos fosse direcionada aos acionistas, mas acabou prevalecendo a visão de reter os dividendos extras em uma reserva de remuneração de capital.
Houve seis votos por isso, quatro contra e uma abstenção — justamente a de Prates. O governo tem maioria no conselho.
Eleições 2026 Em ato com Flávio e Nikolas, Diego Castro aposta em crescimento expressivo no 2º turno na Bahia
Caso Master Flávio Bolsonaro atribui diferença de valores de Dark Horse a contrato não cumprido
Cenário Político Flávio Bolsonaro diz ter se surpreendido com prisões e investigações contra aliados no Rio
Reforma Judicial Flávio Bolsonaro defende impeachment de Alexandre de Moraes e investigação de Nunes Marques
Com 96 anos José Sarney recebe alta hospitalar após nove dias de internação
Jornada Laboral Flávio Bolsonaro diz que manterá fim da escala 6x1 e promete recuperar poder de compra