O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a decisão individual do ministro Flávio Dino que manteve a multa de R$ 70 mil de Jair Bolsonaro (PL) por impulsionar conteúdo ilegal durante a campanha eleitoral de 2022. O entendimento foi firmado na Primeira Turma da Corte.
O impulsionamento ilegal acontece quando um candidato paga anúncios em sites para fazer propagandas negativas ao adversário. A decisão da Corte foi tomada durante sessão virtual na sexta-feira (19), após a defesa da campanha de Bolsonaro recorrer ao STF para anular a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que reconheceu o impulsionamento contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Os ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes votaram pela manutenção da multa. Já o ministro Cristiano Zanin, não pôde julgar o caso por ter atuado enquanto advogado da campanha de Lula em 2022.
Governo Federal Lula faz gesto com dedo do meio durante discurso no Planalto e gera repercussão
Justiça Moraes prorroga prisão domiciliar de Bolsonaro, mantém tornozeleira e determina apreensão de armas
Parceira Lula liga para Jerônimo e manda recado para políticos baianos; assista
AtlasIntel/Bloomberg 74% acreditam que Jaques Wagner recebeu vantagens do Banco Master, aponta pesquisa
Internacional Número de mortos por terremotos na Venezuela chega a 2.295; governo decreta sete dias de luto
Política Câmara aprova urgência para projeto que equipara misoginia ao crime de racismo