Quarta, 08 de Julho de 2026 19:12
(71) 99663.6360
Geral Saúde pública

RS tem 800 casos suspeitos de leptospirose após enchentes e fortes chuvas

Até o momento, 54 casos de leptospirose já foram confirmados; 4 pessoas morreram pela doença

25/05/2024 09h29
Por: Sonilton Santos Fonte: Metro 1
Divulgação
Divulgação

Atingido por diversas chuvas e enchentes, o Rio Grande do Sul está com 800 casos suspeitos de leptospirose, até a manhã deste sábado (25), de acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Já são 54 casos confirmados.

Até o momento, quatro mortes da doença foram confirmadas, mas outros quatro óbitos são investigados em Encantado, Sapucaia do Sul, Viamão e Tramandaí. Os exames para a identificação da doença são feitos pelo Laboratório Central (Lacen) do estado.

A leptospirose é uma doença infecciosa transmitida através de uma exposição direta ou indireta à urina de animais infectados, a exemplo de roedores como os ratos. Com enchentes e inundações, a urina dos ratos que fica em esgotos ou bueiros, passa a se misturar coma a água das chuvas ou lama. Sua letalidade é de 9%.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.