Sábado, 15 de Junho de 2024 17:28
(71) 99663.6360
Geral Saúde pública

Feira de Santana confirma primeiro caso de Febre Oropouche

Doença tem sintomas semelhantes à dengue

07/06/2024 13h43 Atualizada há 1 semana
Por: Sonilton Santos Fonte: Metro 1
Divulgação/Sesab
Divulgação/Sesab

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana confirmou o primeiro caso de Febre Oropouche na cidade. O paciente é um homem de 43 anos, residente na zona urbana do município que tinha viajado recentemente para o município de Amélia Rodrigues.

O paciente apresentou sintomas característicos da doença como febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor nas costas e dor nos olhos. Ele foi atendido no Ambulatório de Infectologia, onde realizou a coleta de sangue, a amostra foi encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen) que confirmou o resultado positivo para a doença. O homem não teve graves complicações. 

A transmissão da febre Oropouche ocorre, principalmente, por mosquitos. Por isto, a prefeitura recomenda a adoção de hábitos que não contribuam para criadouros, a exemplo de evitar água parada e folhas acumuladas, fazer uso de roupas que cubram a maior parte do corpo e aplicar repelentes nas partes expostas.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde também orienta que pessoas que apresentarem sinais como febre, dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia procurem as unidades de saúde para atendimentos e instruções para aliviar os sinais que podem ser manifestados durante a infecção.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mata de São João, BA
Atualizado às 17h04
23°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 28°

24° Sensação
1.46 km/h Vento
86% Umidade do ar
100% (2.46mm) Chance de chuva
Amanhã (16/06)

Mín. 19° Máx. 28°

Chuvas esparsas
Amanhã (17/06)

Mín. 19° Máx. 27°

Chuva