Sábado, 15 de Junho de 2024 17:03
(71) 99663.6360
Geral Educação

Inscrições para o Enem 2024 são prorrogadas até 14 de junho

Ministério da Educação e Inep anunciam extensão do prazo para inscrição e ajustes no cronograma do exame.

08/06/2024 11h57
Por: Redação Fonte: Mais Região
Reprodução/Desconhecida
Reprodução/Desconhecida
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, que terminariam nesta sexta-feira, 7 de junho, foram prorrogadas por uma semana e agora se estenderão até a próxima sexta-feira, dia 14. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgãos responsáveis pela organização da prova. O Enem deste ano será aplicado em duas datas: 3 e 10 de novembro.
 
Além da prorrogação do prazo de inscrição, outras datas do cronograma do Enem também foram ajustadas. As solicitações de atendimento especializado e o tratamento por nome social agora podem ser feitas até 14 de junho. O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85, pode ser realizado até 19 de junho. “Com essa decisão, nós queremos ampliar ainda mais as oportunidades para que os jovens façam o Enem, que é a porta de entrada para a graduação. Estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora têm mais uma semana para se inscrever, pela Página do Participante. Quem está concluindo o ensino médio em escola pública não paga taxa de inscrição”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.
 
O Rio Grande do Sul, que foi gravemente afetado por uma enchente em maio, ainda enfrenta desafios que podem dificultar a inscrição no Enem. A tragédia deixou mais de 150 mortos e continua a impactar a rotina dos estudantes na região. No entanto, o MEC informou que mais de 70% dos concluintes do ensino médio na rede pública do estado já estão inscritos. Em contraste, no Distrito Federal e em 12 outros estados, praticamente todos os formandos da rede pública já se inscreveram.
 
Para realizar a inscrição no Enem, os candidatos devem acessar a Página do Participante com o login único do Gov.br. Caso não se lembrem da senha, é possível recuperá-la através das orientações disponíveis na plataforma. É importante destacar que a aprovação da isenção da taxa ou a justificativa de ausência na edição de 2023 não garante a inscrição automática para o Enem 2024; é necessário realizar a inscrição no exame.
 
O Enem, criado há mais de 20 anos, avalia o desempenho escolar dos estudantes ao final do ensino médio e é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Instituições de ensino públicas e privadas utilizam os resultados do exame como critério de seleção, e o desempenho no Enem também serve como parâmetro para acesso a programas governamentais como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, diversas instituições de ensino superior em Portugal aceitam as notas do Enem, facilitando o ingresso de estudantes brasileiros.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mata de São João, BA
Atualizado às 14h04
26°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 28°

27° Sensação
3.74 km/h Vento
68% Umidade do ar
100% (2.46mm) Chance de chuva
Amanhã (16/06)

Mín. 19° Máx. 28°

Chuvas esparsas
Amanhã (17/06)

Mín. 19° Máx. 27°

Chuva