O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega hoje a Salvador para cumprir uma agenda ao lado do governador Jerônimo Rodrigues. Amanhã, Lula participa das celebrações do 2 de Julho, data que marca a Independência do Brasil na Bahia. Em entrevista exclusiva ao jornal A Tarde, o presidente destacou a importância da data e abordou temas como o cumprimento do arcabouço fiscal, a política de juros do Banco Central e projetos estruturantes para a Bahia. Lula expressou sua alegria em participar novamente das comemorações do 2 de Julho, destacando a luta do povo baiano pela independência, liberdade e justiça. Quando questionado sobre a possibilidade de nacionalizar essa data, ele considerou a proposta interessante e sugeriu que o Executivo poderia propor a ideia em articulação com a bancada baiana, necessitando de um debate e aprovação pelo Congresso.
A ponte Salvador-Itaparica e a duplicação da BR-116 são dois grandes sonhos do povo baiano. Sobre esses projetos, Lula destacou o esforço do governador Jerônimo Rodrigues e do ministro Rui Costa para acelerar as obras, inclusive com conversas com a China. Ele enfatizou que a pandemia atrasou e encareceu a ponte, mas o governo está avançando. Em relação à duplicação da BR-116, o projeto está no Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério dos Transportes está dialogando com a concessionária para encaminhar as obras rapidamente.
Desde a transição de governo, Lula tem sido questionado sobre responsabilidade fiscal. Ele lembrou que o próprio governo propôs o arcabouço fiscal e que está analisando possíveis cortes, garantindo que esses não penalizarão os mais pobres. Ele destacou os dados positivos da economia, como o aumento do PIB, emprego e renda, e criticou o pessimismo artificial de certos setores. Lula apontou os juros altos como o principal gargalo para o crescimento econômico do Brasil, além do histórico de falta de investimentos em educação. Ele destacou que seu governo tem um projeto consistente de retomada de obras de infraestrutura e que espera que os juros baixem para aproveitar as oportunidades da transição energética, agricultura, empresas e inclusão dos mais pobres.
Lula descartou a tese de que as eleições municipais servirão como teste de aprovação para seu governo, ressaltando que estas envolvem questões locais. Ele enfatizou a importância de apoiar políticos que defendam a democracia e o diálogo, e criticou a extrema-direita, afirmando que a polarização com este grupo é uma tarefa de todo o campo democrático. O presidente destacou que seu governo está comprometido com a reconstrução do Brasil, com foco na democracia, respeito e diálogo entre os Poderes. Ele mencionou que 24 milhões de brasileiros deixaram de passar fome e que a economia está avançando com a menor taxa de desemprego desde 2014. Lula afirmou que plantou muito e que espera colher os frutos, prometendo fazer mais em seu terceiro mandato do que nos dois primeiros.
Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 34°
Parcialmente nublado