Terça, 16 de Julho de 2024 05:57
(71) 99663.6360
Geral Salvador

Caso Ramon Dias faz lembrar mortes de “rifeiros” em 2023 na Bahia

A pratica da venda de rifas é crime previsto na lei de contravenções penais

08/07/2024 14h17 Atualizada há 1 semana
Por: Redação Fonte: Mais Região
Reprodução
Reprodução

O “rifeiro” baiano Ramon Dias, vítima de um possível atentado no último sábado (6/7), saiu do Hospital Geral do Estado, após ser baleado em uma rua do Vale dos Lagos, bairro da periferia de Salvador.

O caso ganhou grande repercussão midiática, principalmente após a veiculação de um vídeo feito por câmeras de segurança, que mostram Ramon correndo após ser atingindo por tiros disparados contra o rapaz.

De acordo com um levantamento feito pelo G1, no ano de 2023 foram registradas na Bahia várias mortes violentas envolvendo os rifeiros:

  1. Willy Cleiton Silva Lopes, encontrado morto no mês de junho na BR 324 em Simões Filho;
  2.  Jaiane Santos Costa, de 22 anos encontrada morta em Águas Claras em Salvador;
  3. Os gêmeos Rubens Silva Santos e Ruan Silva Santos, encontrados mortos no bairro do Lobato em Salvador;
  4. Alex Silva de Almeida, de 31 anos morto em Feira de Santana;
  5. Rodrigo da Silva Santos, 33 anos, e Hynara Santa Rosa da Silva, de 39, mortos em um condomínio de luxo em Camaçari;
  6. Alan dos Santos Oliveira, conhecido como “Rei do Iphone” morto em um prédio de luxo no Caminho das Árvores em Salvador;
  7. Willy Cleiton encontrado morto também na região de Simões Filho.

Todos esses nomes estão diretamente ligados ao jogo de rifas que não é legalizado no país, e de acorco com o artigo   58 da Lei de Contravenções Penais os “jogos de azar”, são considerados crime no Brasil.

Em matéria divulgada pelo Correio 24h uma fonte ligada ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), disse em relação as mortes ocorridas no ano passado que:  “Já era esperado, porque houve uma redução significativa no lucro do jogo do bicho. Imagine só: ele (jogo do bicho) era soberano e, de repente, surge uma concorrência, que rapidamente se estabelecer nas comunidades. Os ‘rifeiros’ viraram celebridades e muita gente começa a comprar e também a vender rifas porque quer ter a mesma vida luxuosa ostentada pelos influenciadores. Isso tudo é uma ameaça para o jogo do bicho, por isso que estamos apurando se a morte do casal tem a ver com a disputa entre os jogos de azar”, declarou a fonte ao jornal.  

A maioria dos casos ainda em 2023, estão sobre investigação policial, e nessa segunda-feira (8/7), em entrevista concedida ao programa policial Alô Juca, o advogado que cuida do caso, informou que as autoridades policias estão trabalhando no caso e preferiu não comenta sobre a motivação do crime.

A 10ª Delegacia Territorial de Pau da Lima na capital, informou ao jornal A Tarde que "De acordo com informações prestadas pelo comunicante, ele estava saindo do barbeiro quando foi surpreendido por um homem armado que deflagrou disparos. O homem atingido foi socorrido para uma unidade de saúde. Diligências já estão sendo realizadas para o esclarecimento das circunstâncias do caso".

Esse caso deixa a sociedade baiana em alerta sobre os riscos relacionados a ocupações que envolvem jogos ilegais e os riscos que a atuação nesse mercado paralelo e ilegal oferecem aos que se aventuram nele.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mata de São João, BA
Atualizado às 05h50
22°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 28°

23° Sensação
0.13 km/h Vento
99% Umidade do ar
100% (5.65mm) Chance de chuva
Amanhã (17/07)

Mín. 18° Máx. 27°

Tempo nublado
Amanhã (18/07)

Mín. 19° Máx. 27°

Chuvas esparsas