A farmacêutica Gilead Sciences confirmou nesta quarta-feira (24) que uma medicamento injetável, aplicado duas vezes ao ano, obteve êxito em 100% das infecções pelo HIV na última fases de um de seus testes clínicos. Os resultados, que já havia sido divulgados, foram publicados oficialmente na revista científica The New England Journal of Medicine.
O lenecapavir já havia recebido o aval das agências reguladoras no tratamento de HIV multirresistentes, mas não como estratégia de prevenção. O novo estudo, contudo, avaliou o uso do medicamento como uma profilaxia pré-exposição (PrEP), destinada a pessoas em maior risco de contato com o HIV para evitar que sejam contaminadas em caso de exposição ao vírus.
O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) emitiu um comunicado e disse ter recebido "com entusiasmo os resultados". Com o potencial do medicamento, a Unaids pediu que a empresa libere a patente do remédio para permitir que haja uma produção genérica e uma ampliação do acesso em países de média e baixa renda.
Após 4 anos Quatro integrantes da Bamor vão a júri popular por ataque ao ônibus do Bahia
Tribunal do Júri Réu de 103 anos é julgado por morte e tentativa de homicídio em Salvador
Eleições 2026 Márcio da Auto Escola diz ter sofrido retaliações e dispara contra “voto de cabresto” em Camaçari
Operação Legado PF e CGU investigam suspeitas de fraudes em contratos públicos na Bahia
Internacional Bancos centrais do Brasil e da Europa avaliam interligar Pix com Tips
Segurança Pública Operação Malhas da Lei prende 1.165 pessoas em 40 dias na Bahia