Domingo, 13 de Outubro de 2024 11:17
(71) 99663.6360
Camaçari Eleições 2024

Elinaldo e deputados aliados solicitam Força Nacional para o dia da eleição em Camaçari

A presença da Força Nacional foi solicitada após denúncias de intimidação de eleitores e domínio de facções criminosas, que estariam impedindo atividades eleitorais no município

01/10/2024 20h59
Por: Redação Fonte: Mais Região
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (União Brasil), se reuniu nesta terça-feira com seis parlamentares do União Brasil e PSDB para formalizar um requerimento solicitando a presença da Força Nacional na cidade no próximo domingo (6), data da eleição 2024. 

O pedido, assinado por Paulo Azi, Elmar Nascimento, Arthur Maia, Dal Barreto, Zé Rocha e Leur Lomanto Jr. (todos do União Brasil), além de Adolfo Viana, presidente estadual do PSDB, baseia-se em relatos de “fatos gravíssimos” envolvendo o domínio territorial de facções criminosas, que estariam dificultando a campanha de Flávio Matos (UB), candidato à prefeitura de Camaçari, e de outros candidatos a vereador da mesma coligação. Os parlamentares destacaram, por meio de um requerimento público, a gravidade da situação, que, segundo eles, afeta o direito democrático de escolha. 

“Para assegurar o direito ao voto livre e democrático e a integridade dos eleitores do nosso município, no próximo domingo (6), seis deputados federais assinaram um requerimento para pedir a presença da Força Nacional em Camaçari”, publicou o prefeito de Camaçari em seu perfil no Instagram.

Na última segunda-feira (30), Elinaldo já havia relatado o aumento das tensões no município e anunciado que pediria a intervenção da Polícia Federal no processo eleitoral. Durante entrevista a uma rádio, ele afirmou que há casos recorrentes de abuso de poder, ameaça e coação de eleitores, que teriam se intensificado após a chegada do tenente coronel Wellington Morais Santos. Segundo o prefeito, o comandante estaria adotando uma postura truculenta e não tomando medidas para coibir as práticas irregulares de adversários políticos.

Na entrevista, ele também pediu ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) e ao comandante-geral da Polícia Militar, Paulo Coutinho, o afastamento do tenente coronel das suas funções no município. Caso contrário, ele afirma que solicitará a intervenção federal para garantir a lisura do processo eleitoral em Camaçari e evitar que uma tragédia ocorra.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Mata de São João, BA
Atualizado às 08h04
28°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 33°

29° Sensação
2.56 km/h Vento
54% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (14/10)

Mín. 21° Máx. 31°

Tempo nublado
Amanhã (15/10)

Mín. 20° Máx. 32°

Parcialmente nublado