A primeira pesquisa realizada pelo Instituto Veritá, divulgada pela CNN Brasil, aponta que o candidato do União Brasil, Flávio Matos, estaria com 46,9% das intenções de voto, contra 49,1% de Luiz Caetano (PT).
Divulgado na última sexta-feira (18), o levantamento indica um empate técnico entre os dois candidatos na corrida pelo executivo da principal cidade da Região Metropolitana de Salvador. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Foram ouvidos 810 eleitores da cidade de Camaçari por meio de um questionário eletrônico, entre os dias 12 e 17 de outubro. A pesquisa, contratada pela própria Veritá, foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número BA-02873/2024. O nível de confiança é de 95%.
Outra pesquisa, encomendada pela Rádio Metrópole FM e divulgada nesta segunda-feira (21), aponta o petista Caetano em primeiro lugar, com 46,7% das intenções de voto, enquanto Matos, atual presidente da Câmara de Vereadores do município, aparece com 44,8%. A margem de erro dessa pesquisa é de 4 pontos percentuais.
Com nível de confiança de 95%, a pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 18 de outubro pelo Instituto Potencial, que ouviu 600 eleitores distribuídos em 27 regiões administrativas nas zonas urbana e rural da cidade. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-07329/2024.
Outras quatro pesquisas foram registradas no sistema de divulgação do TSE entre os dias 19 e 20 de outubro, mas os resultados ainda não foram divulgados.
O Código Eleitoral de 1965, que tem quase 60 anos, prevê a decisão de uma eleição em casos de empate. O artigo 110 da lei diz: “Em caso de empate, haver-se-á por eleito o candidato mais idoso”. Assim, se houver empate, o candidato mais velho será eleito.
Nascido em 23/09/1954, o candidato Caetano completou 70 anos em 2024. Já o candidato do União Brasil nasceu em 01/02/1980 e completou 44 anos neste ano. Do ponto de vista legal, caso o cenário não se modifique até o dia 27 de outubro, o candidato petista poderia assumir a cadeira simplesmente por ser mais velho, não o mais votado.
Cultura popular Exposição de Mestre Bule Bule apresenta história de Camaçari em versos de cordel
Violência Mulher sofre tentativa de feminicídio diante dos quatro filhos em Camaçari
Operação Hybris Polícia Civil faz operação e apreende munições em condomínio de luxo em Camaçari
Camaçari Homem fica preso às ferragens e bebê de 5 meses está entre vítimas de acidente na Estrada da Cetrel
Camaçari ACM Neto defende liberdade do eleitor e critica tentativa de tutelar voto: 'Não dá para brigar com a vontade do povo'
Camaçari Corpo de jovem desaparecido na praia de Guarajuba é encontrado em Vila de Abrantes