Como prêmio de reconhecimento pela gestão responsável e sustentabilidade de praias, Camaçari teve renovado pelo 6º ano consecutivo o selo internacional Bandeira Azul, pela Praia do Paraíso, localizada em Guarajuba. A cerimônia, que renova o reconhecimento público do local para a temporada 2024/2025, foi promovida pela Foundation for Environmental Education (FEE), instituição representada no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR).
Para receber o prêmio, a gestora da Secretaria do Turismo (Setur), Lúcia Bichara, esteve presente no evento, representando a Prefeitura de Camaçari. Para a chefe da pasta, o selo Bandeira Azul representa o reconhecimento da qualidade ambiental e da gestão sustentável das praias da região, e é recebido como congraçamento do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 7 anos no município. “Essa certificação é concedida apenas a locais que cumprem rigorosos critérios de qualidade da água, segurança, educação ambiental e infraestrutura. A obtenção contínua do selo fortalece a imagem de Camaçari como destino turístico sustentável, e sinaliza que as praias da região são locais seguros e bem cuidados, o que valoriza o patrimônio natural e contribui para uma melhor qualidade de vida para os habitantes do lugar, bem como para os que nos visitam a turismo, ou a passeio”, declarou.
A cerimônia também contou com a entrega de certificados de Boas Práticas e de troféus de Destaque em Educação Ambiental. Prefeitos, secretários de Meio Ambiente e Turismo, além de representantes de organizações ambientais de todo o país, marcaram presença na premiação.
O Programa Bandeira Azul tem como objetivo estimular a conscientização da sociedade como um todo, e de gestores públicos em particular, sobre a necessidade da proteção a ambientes marinhos, costeiros e lacustres, adotando ações resolutivas quanto a problemas existentes, de modo a promover qualidade e a proteção do meio ambiente.
Em Camaçari, a Praia do Paraíso é uma das muitas opções que os 42 quilômetros (km) da costa do município oferecem a visitantes, turistas e moradores. Fica situada a pouco mais de 40 km do Aeroporto Internacional de Salvador - Deputado Luís Eduardo Magalhães, via Estrada do Coco (BA-099).
O evento da entrega da maior premiação global dedicada à gestão ambiental de praias, marinas e embarcações de turismo, aconteceu às 14h na última sexta-feira (1/11), no Yacht Clube da Bahia, em Salvador.
Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 33°
Chuvas esparsas