As denúncias de irregularidades nas condições de trabalho na planta da montadora de carros BYD, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), começaram há mais de seis meses. Em abril, as reclamações já incluíam instalações sanitárias inadequadas, ausência de refeitório e falta no fornecimento da cesta básica, vale-transporte e água potável.
Segundo Antônio Ubirajara, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial de Camaçari e Região (SINDTICCC), a categoria visitou o local e constatou irregularidades. Depois se reuniu com as empresas envolvidas e apresentou uma convenção coletiva de trabalho, com cláusulas relativas à saúde, segurança e percentual de mão de obra a ser contratada no município. Na época, os envolvidos fecharam acordo e se compQuanto às denúncias de agressão e jornadas igual ou superior a 12h por dia, o sindicato informou que foi pego de surpresa pelas notícias divulgadas e não tinha conhecimento, mas está acompanhando a investigação do Ministério Público do Trabalho (MPT). "Se confirmado, entraremos com uma ação judicial", afirma Ubirajara. rometeram a resolver os problemas.
Quanto às denúncias de agressão e jornadas igual ou superior a 12h por dia, o sindicato informou que foi pego de surpresa pelas notícias divulgadas e não tinha conhecimento, mas está acompanhando a investigação do Ministério Público do Trabalho (MPT). "Se confirmado, entraremos com uma ação judicial", afirma Ubirajara.
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 34°
Parcialmente nublado