A Rua Nova de Malhadas, em Mata de São João, será tomada pela cultura, pela poesia e pelos afetos no dia 29 de novembro, a partir das 9h da manhã, durante o Sarau Cultural Jequi Iluminado.
Realizado em frente à Casa de Maricélia Rodrigues, a “Boneca”, como é carinhosamente conhecida, o encontro reúne diversas expressões artísticas e fortalece o sentimento de comunidade.
O evento, que conta com o apoio de palco, som e iluminação da Prefeitura de Mata de São João, começa com um café da manhã coletivo e a abertura da Capoeira Forte. Em seguida terá apresentações de poesia, jiu-jitsu, capoeira, teatro, dança, coral, música, oficinas e samba de roda.
Muito mais do que um evento cultural, o Sarau nasce do desejo de dizer às crianças de Malhadas que elas podem sonhar e que suas comunidades têm vez e voz.
“O que mais me emociona é poder mostrar que somos a esperança do futuro. Mas, para isso, precisamos nos movimentar hoje”, afirma Maricélia Rodrigues, escritora, poetisa, professora, ex-secretária municipal de Educação e idealizadora do projeto.
Extremamente querida em todo o município, Boneca dedica-se há anos a dar aulas voluntárias de arte e poesia para crianças, jovens e adultos da comunidade, fortalecendo vínculos e revelando talentos.
Memórias - O Sarau Jequi Iluminado carrega também a memória que deu origem ao seu nome. Inspirado no instrumento de pesca tradicional que marcava a infância de Maricélia.
“O Jequi sempre trazia alimento. Era no nascer do dia que eu ia com meu pai vigiar o rio… As sapecas, os pescados, os cheiros… tudo isso permeia minha memória afetiva até hoje. Escrevi um livro com esse título em 2011 para homenagear meus antepassados e preservar nossas lembranças”, explica.
Criado sem fins lucrativos, o Sarau acontece com apoio de amigos, artistas e moradores, que colaboram com o café da manhã e o almoço, tudo gratuitamente.
O evento já se tornou um espaço prestigiado por artistas de outras localidades, admiradores da cultura popular e famílias inteiras que encontram ali um momento de convivência e pertencimento.
Com simplicidade, força e poesia, o Jequi Iluminado reafirma o legado de Maricélia “Boneca”: educar pela arte, celebrar as raízes e iluminar o caminho das novas gerações.

PROGRAMAÇÃO
Manhã (9h)
- Café da manhã
- Capoeira Forte
- José Neto, criatividade e comunicação
- Jiu-jitsu
- Professor Luciano Afro e alunos (música instrumental)
- Canto-Sara, Samuel e Daniel
- Thailane (canto)
- Teatro - Alberto Damit, Marcus e equipe, leitura dramatizada, Jequi Iluminado
Tarde
- Ricardinho Poeta (declamação)
- Atilan Matos(declamação)
- Marina Souza(declamação)
- Antônio Costa (declamação)
- Augusto de Jesus (declamação)
- Everton e Menes
- Antonella (história infantil)
- Teatro Chiquinha e Chaves
- Coral da Cidade de Cardeal da Silva
- Samba Mangabeira
Oportunidades SineBahia oferece vagas de emprego para sede e litoral de Mata de São João
Mata de São João Congresso UMADES reunirá mais de 300 mulheres em dois dias de celebração e fé em Sauípe
No Pau Grande Confusão durante comemoração de campeonato termina em tumulto no litoral de Mata de São João
No Bom Jesus Prefeitura de Mata de São João inaugura Campo de Grama Sintética e Quadra de Futevôlei nesta sexta (25)
Esporte Atletas de Mata de São João conquistam ouro e prata e garantem bicampeonato no Intermunicipal de Boxe
Divisa Segura FICCO Bahia, PC e PM atuam em conjunto para combater o tráfico de armas em Camaçari e Mata de São João