Desde esta segunda-feira (11), a Comarca de Mata de São João está recebendo o Mutirão de Justiça que pretende colaborar para o saneamento das varas Civil e Crime e agilizar processos pendentes. A equipe é formada por um juiz auxiliar da Corregedoria das Comarcas do Interior, 8 oficiais de justiça, e mais 13 servidores do Tribunal de Justiça, que estão ajudando a dar celeridade ao processos.
A equipe estará trabalhando em mutirão para a vara Civil até a próxima quinta-feira (14), e retornará à cidade de 25 a 29 deste mês, para continuar os trabalhos na vara Crime.
De acordo com a Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, Corregedora das Comarcas do Interior, Mata de São João é a primeira cidade a receber o grupo que trabalha em regime especial. "Esse é o primeiro município que recebe o mutirão da Corregedoria porque nós estamos em Santo Antônio de Jesus em andamento com o saneamento, mas lá como tem muitos juízes e servidores, estão fazendo eles mesmos, sem precisar deslocar ninguém (...). Aqueles que têm seus processos aqui e estão precisando resolver, vão ter essa oportunidade de ter seu processo agilizado", esclareceu.
Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, Corregedora das Comarcas do Interior. (Foto: Gabriel Seixas/Mais Região)Segundo ela, a prefeitura também será beneficiada, já que cerca de 30% das ações que têm no cartório Civil são para execuções fiscais. "Vamos também pegar aqueles processos parados, arquivar e dar baixa, sanear, o nome saneamento quer dizer isso, fazer uma limpeza no cartório, e ajudar a beneficiar as pessoas (...). Para a prefeitura também é muito interessante porque nós estamos pegando as execuções fiscais".
Na manhã desta terça-feira (12), o prefeito, Marcelo Oliveira (PSDB) esteve na Comarca para recepcionar a equipe. A prefeitura também está ajudando com o suporte necessário para os membros da Corregedoria promoverem este mutirão.
