Quinta, 02 de Julho de 2026 03:03
(71) 99663.6360
Acervo de notícias Comissão

Comissão aprova relatório favorável ao impeachment de Dilma

Por 38 a 27, comissão aprova parecer favorável à abertura do processo de impeachment. Maioria do colegiado referenda relatório de Jovair Arantes (PTB-GO) pela admissibilidade da denúncia contra a presidente Dilma.

11/04/2016 20h53
Por: Redação
A comissão do impeachment da Câmara aprovou nesta segunda-­feira (11) relatório favorável ao afastamento de Dilma Rousseff. Agora, a votação segue para o plenário da Casa, que irá decidir se abre o processo de impedimento. O parecer do relator Jovair Arantes teve 38 votos favoráveis e 27 votos contrários. Eram necessários favoráveis e 27 votos contrários. Eram necessários 33 votos favoráveis ao relatório para que ele fosse aprovado, mas, independentemente do resultado, a palavra final sobre a abertura da ação é do plenário da Câmara. Para que a ação seja enviada ao Senado, são necessários 342 votos dos 513 deputados. A votação está prevista para domingo (17). A votação, que estava prevista para 17h, só começou às 20h30. Foi aberta oportunidade para discursos dos líderes dos 25 partidos e os dois líderes da minoria e da maioria O advogado­-geral da União, José Eduardo Cardozo, responsável pela defesa da presidente Dilma Rousseff disse horas antes da votação que o parecer apresentado era uma "peça de absolvição histórica da presidente". [caption id="attachment_89391" align="alignnone" width="800"]Pedro Ladeira/Folhapress Pedro Ladeira/Folhapress[/caption] MURO No discurso de abertura da sessão, o presidente da comissão, Rogério Rosso, criticou a intenção de instalar uma cerca na Esplanada dos Ministérios, da frente do Congresso até a rodoviária, para separar manifestantes contrários e a favor do impeachment nos dias de votação. "Cada vez que se ergue um muro se segrega um povo. Este não é o momento de dividirmos um país ainda mais", disse. "Não é hora de construir muros, mas de deixarmos as disputas de lado para que, ao final desse processo, independentemente do resultado possamos nos unir para superar as crises que assolam o país." CONFUSÃO Antes da sessão começar, houve tumulto entre dois deputados do PMDB, suplentes de Washington Reis (PMD/B­RJ). Os dois parlamentares, um contra ?Hildo Rocha (PMDB/­MA)? e outro a favor ?Vitor Valim (PMDB/­CE)? do impeachment, discutiram para saber quem havia chegado antes e, assim, assumir a vaga de Reis.     folha-140x35-ffffff
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.