Da Redação Dois matenses terão a honrar de participar do revezamento da tocha olímpica na próxima terça-feira (24), dia em que a Chama chegará à capital baiana. O revezamento vai percorrer aproximadamente 30 quilômetros por terra. Mestre Kiko, do Grupo de Capoeira Esporão e o ex-atleta Márcio Vianna vão representar o município entre atletas e personalidades, somando 150 pessoas. É a primeira vez na história que matenses participam do revezamento.
Sobre os matenses Matense, nascido em Praia do Forte, Kiko já tem 23 anos na capoeira, sendo 15 deles dedicados a um projeto social que ministra no Litoral. Em entrevista, Kiko revelou se sentir lisonjeado com a indicação para ser um dos condutores da tocha olímpica, ?Fiquei muito feliz com o convite, nunca imaginei que isso fosse acontecer. Sinto que isso é um reconhecimento da minha conduta, pelo meu trabalho com esses jovens?, disse com grande emoção. Atualmente, Kiko trabalha com duas turmas de capoeira, uma com meninos entre 5 e 10 anos e outra com jovens de 10 a 16 anos de idade. Logo após a cerimônia da tocha olímpica, Kiko se prepara para sua terceira viagem para a Europa. Desta vez, ele vai passar um mês dando aulas na Polônia, Alemanha e Inglaterra. Já Márcio Vianna, carioca, radicado na Bahia há mais de 20 anos, foi atleta de natação /triatletismo, estará representando Imbassaí, local que ele escolheu para viver e empreender, onde hoje ele possui o restaurante Merenderia - Expresso da Praia.
Roteiro O roteiro local contempla diversos pontos turísticos e será finalizado à noite com uma celebração. A expectativa é que toda a operação do revezamento, em Salvador, aconteça em 12 horas.
Vale lembrar que a Bahia vai receber a tocha olímpica entre os dias 19 e 27 de maio. Serão 27 cidades baianas que vão receber a tocha, que inicia o revezamento no país no dia 3 de maio, até a chegada da chama ao Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos 2016, terão sido percorridas 329 cidades em 95 dias, mostrando a diversidade nacional.