Segunda, 08 de Março de 2021
(71) 99663.6360
Geral Gabriel Seixas

Um vereador está com os dias contados

Um vereador está com os dias contados

07/08/2016 20h55 Atualizada há 5 anos
Por: Redação Fonte: Gabriel Seixas

Seis coligações foram homologadas neste final de semana para a campanha eleitoral em Mata de São João esse ano. Na chapa do candidato Marcelo Oliveira (PSDB) são 4 coligações, Márcia Dias (PP) e Rafael Pires (PSL) optaram por uma coligação, cada. No total teremos 158 candidatos disputando 13 vagas, e mais do que nunca uma disputa acirrada em 2016. O candidato Bahia (PSOL) me informou que não terá candidatos a vereador.

Analisando cada coligação, podemos avaliar que a junção composta por DEM / PRB será a mais acirrada de todas, pois conta com 5 vereadores e vários nomes com potencial de votos.

Muitos cálculos estão sendo feitos para saber quantos vereadores cada coligação deve fazer nas seis coligações. É claro que não é fácil, mas podemos conjecturar algo.

Quando analisamos a coligação DEM/PRB, por ter o maior número de vereadores, é possível avaliar que dos cinco edis, pelo menos um está com os dias contados na Câmara.  A expectativa é que essa coligação eleja no máximo 4 vereadores. Mas para isso, a junção terá que obter mais de 8 mil votos, tomando como base um coeficiente de mais ou menos 2.300 votos.

Em 2012, a coligação (DEM / PSDB / PPS / PMN e PTB) obteve o maior número de votos e elegeu quatro vereadores, Lulu, Jiló, Bira da Barraca e Márcio Oliveira. No total a coligação somou 7.201 votos.

Como sempre venho comentando no Programa Acorda Cidade, na Laser FM (104,9), para entrar no páreo esse ano, o candidato terá que passar dos 600 votos. Caso contrário não terá chances de almejar uma vaga.

Renovação na Câmara

Analisando bem o cenário e tomando como parâmetro a última eleição, onde tivemos uma renovação de 33%, de 2008 para 2012, neste ano, já contando com a vaga deixada pela vereadora Lulu (DEM), candidata a vice-prefeita, acredito que teremos entre 3 ou 4 novos nomes no quadriênio 2017/2020.

Com o número nas mãos, começou o garimpo pelo voto. Boa sorte e boa campanha!

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Gabriel Seixas
Sobre Gabriel Seixas
É diretor do Mais Região e apresentador do programa É do Povo, na Sauipe Fm.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. 24° Máx. 33°

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Quarta (10/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °