Seis coligações foram homologadas neste final de semana para a campanha eleitoral em Mata de São João esse ano. Na chapa do candidato Marcelo Oliveira (PSDB) são 4 coligações, Márcia Dias (PP) e Rafael Pires (PSL) optaram por uma coligação, cada. No total teremos 158 candidatos disputando 13 vagas, e mais do que nunca uma disputa acirrada em 2016. O candidato Bahia (PSOL) me informou que não terá candidatos a vereador.
Analisando cada coligação, podemos avaliar que a junção composta por DEM / PRB será a mais acirrada de todas, pois conta com 5 vereadores e vários nomes com potencial de votos.
Muitos cálculos estão sendo feitos para saber quantos vereadores cada coligação deve fazer nas seis coligações. É claro que não é fácil, mas podemos conjecturar algo.
Quando analisamos a coligação DEM/PRB, por ter o maior número de vereadores, é possível avaliar que dos cinco edis, pelo menos um está com os dias contados na Câmara. A expectativa é que essa coligação eleja no máximo 4 vereadores. Mas para isso, a junção terá que obter mais de 8 mil votos, tomando como base um coeficiente de mais ou menos 2.300 votos.
Em 2012, a coligação (DEM / PSDB / PPS / PMN e PTB) obteve o maior número de votos e elegeu quatro vereadores, Lulu, Jiló, Bira da Barraca e Márcio Oliveira. No total a coligação somou 7.201 votos.
Como sempre venho comentando no Programa Acorda Cidade, na Laser FM (104,9), para entrar no páreo esse ano, o candidato terá que passar dos 600 votos. Caso contrário não terá chances de almejar uma vaga.
Renovação na Câmara
Analisando bem o cenário e tomando como parâmetro a última eleição, onde tivemos uma renovação de 33%, de 2008 para 2012, neste ano, já contando com a vaga deixada pela vereadora Lulu (DEM), candidata a vice-prefeita, acredito que teremos entre 3 ou 4 novos nomes no quadriênio 2017/2020.
Com o número nas mãos, começou o garimpo pelo voto. Boa sorte e boa campanha!
Mín. 24° Máx. 33°
Mín. 23° Máx. 32°
Sol com algumas nuvensMín. ° Máx. °