Desenvolvimento físico e psicológico, ampliação da coordenação motora, equilíbrio e integração social, são alguns dos benefícios que equoterapia promove em crianças com deficiência e pessoas com alguma dificuldade ortopédica. De acordo com o fisioterapeuta, Rui Aragão a técnica é realizada com o auxílio do cavalo como ‘instrumento’ terapêutico.
Em entrevista com o Mais Região, Rui Aragão destaca passo a passo do tratamento. “O público alvo são crianças a partir de 10 anos, com patologias como paralisia cerebral, Síndrome de Down, autistas ou esclerose múltipla. Ao entrar em contato com o cavalo, o fisioterapeuta trabalha o toque, o senso de equilíbrio do paciente, que por sua vez, é levado a interagir com o profissional e focar a atenção nas instruções”, ressalta.
Para o fisioterapeuta, a modalidade é prazerosa e o resultado é gradativo, e por isso se faz importante a persistência e a colaboração do paciente e profissional. “Através de um processo de estimulação precoce existe um trabalho interdisciplinar, um trabalho diretamente com o paciente, através da prática de exercícios repetitivos, com a duração de 30 minutos”, explica.
Segundo Rui Aragão, em Mata de São João não é comum a prática da modalidade, mas o fisioterapeuta busca incentivo para inserir a técnica, a fim de contribuir com a saúde de crianças com deficiência física. “Seria muito bom se as pessoas tivessem conhecimento do que está sendo feito, que participassem, passassem a ler, buscar ter um grau melhor de entendimento, além de aceitar as diferenças e abraçar as possibilidades de melhorar, pois, o próprio trabalho de fisioterapia faz com que a criança se torne cada vez mais independente”, afirma.
Para o tratamento é necessário que o paciente receba o apoio da família e principalmente o acompanhamento dos pais. “O paciente tende a ter um comportamento diferenciado ao longo do tratamento, como se estivessem ganhando um brinquedo novo. Na verdade, essa reação de descoberta merece uma atenção dos pais, bem como cuidados e acompanhamento", conclui.
MaTA DE SÃO JOÃO Colisão frontal entre van da Linha Branca e SUV deixa motorista ferido próximo a Praia do Forte
MATA DE SÃO JOÃO Tragédia nos Mangues: pai passa com caminhão sobre o próprio filho sem perceber
12 de outubro Mata de São João terá programação especial em comemoração ao Dia das Crianças
Mata de São João Moradores de Vila Sauípe denunciam nova obstrução de acesso à praia e acusam Odebrecht
Mata de São João Incêndio em área de vegetação assusta moradores no distrito de Amado Bahia
Oportunidade Processo Seletivo de Mata de São João convoca classificados para entrevistas