Quinta, 08 de Outubro de 2026 20:19
(71) 99663.6360
Geral Camaçari

Banco de Sangue do HGC necessita de doação

Para ser um doador é preciso ter idades entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

05/09/2016 11h30
Por: Redação Fonte: Ascom
Banco de Sangue do HGC necessita de doação

Doar sangue é um ato de solidariedade e cada doação feita pode salvar a vida de até quatro pessoas. Para manter o estoque de sangue cheio, é preciso que os voluntários compareçam ao Banco de Sangue do HGC (Hospital Geral de Camaçari), para realizarem a doação. O Banco de Sangue necessita de todos os grupos sanguíneos. Mas por ser doador universal, o tipo sanguíneo do grupo “O” negativo é o mais necessário, seguido dos grupos “O” e “A” positivos, por serem os mais utilizados em transfusões.

Para ser um doador é preciso ter idades entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais. E os maiores de 60 anos só podem realizar o procedimento se já tiveram doado anteriormente. É preciso também estar bem alimentado, não ter ingerido alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas quatro horas antes da coleta, ter tido uma boa noite de sono, abstinência sexual e pesar acima de 50 quilos.

Situado em um anexo do HGC, o Hemocentro de Camaçari funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Para ser atendido é preciso apresentar documentos de identificação com foto. No caso de doação de sangue coletiva, para empresas, associações ou entidades é possível agendar a coleta através do telefone 3644-4252. O agendamento é necessário porque o Banco de Sangue tem capacidade para atender até 40 pessoas por dia, 20 para cada turno.

Os homens só podem doar sangue quatro vezes ao ano, com intervalo mínimo de dois meses. Já as mulheres podem doar três vezes ao ano, com intervalo de três meses.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.