Dez estados brasileiros decidiram aderir a proibição da venda de bebidas alcoólicas no domingo (2), dia de eleições municipais. De acordo com levantamento feito pela Agência Brasil, nos estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo não há previsão de Lei Seca este ano no dia das eleições.
Em Minas Gerais, no Acre, Pará e Paraná, a proibição da venda, distribuição e do fornecimento de bebidas alcoólicas valerá para todo o estado, das 6h às 18h de domingo. Já no Amazonas, a restrição vale somente para Manaus, entre as 22h de sábado (1º) e as 18h de domingo (2). Aderiram também os estados do Ceará, Mato Grosso, Espírito Santo, Rondônia e Tocantins.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TER), a restrição é positiva, pois a bebida alcoólica "afeta a capacidade de discernimento do ser humano". O veto é determinado pelas secretarias de Segurança Pública estaduais e pela Justiça Eleitoral. Ainda segundo a Agência Brasil, os estabelecimentos comerciais que não cumprirem a restrição da venda e os eleitores que forem flagrados consumindo álcool onde há proibição podem ser enquadrados no crime de desobediência, previsto no Código Eleitoral Brasileiro.
Caso de 2018 Justiça adia júri de mulher acusada de envenenar mãe e duas filhas em Maragogipe
Economia Receita envia cartas a 498 mil que estão na malha fina até o dia 20
Economia Bets começam a informar bancos sobre R$ 1,3 bilhão a devolver
Quase 10 anos depois Acusados pela morte de Valdir Cabeleireiro são condenados em Salvador
Oportunidades Braskem abre nove vagas de estágio em Camaçari com bolsa de até R$ 2,8 mil
Apostas esportivas Bets começam a sair do ar nesta terça (6)