Cientistas britânicos podem estar perto de descobrir a cura para o vírus do HIV. A boa notícia vem depois do exame realizado em um dos 50 pacientes tratados pelo grupo numa pesquisa: um teste feito em um homem de 44 anos não conseguiu detectar nenhum traço da doença em seu sangue. Ainda falta descobrir se outros fatores influenciaram o resultado, como outros medicamentos que o paciente vem tomando. Por isso, testes em curso vão apontar se de fato o homem está livre do vírus de vez.
Segundo o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas em Saúde, Mark Samuels, o progresso feito pelos cientistas é notável. “Estamos explorando a possibilidade real de cura de HIV. Este é um desafio enorme”, disse.
O paciente, cujo nome não foi divulgado, é um assistente social de Londres. O homem diz que ingressou no estudo para ajudar a si mesmo e aos outros. “Seria ótimo se a cura tiver acontecido. No meu último teste, há duas semanas, não havia presença do vírus”.
Os pesquisadores responsáveis pelo estudo são de um grupo de universidades inglesas, entre elas Oxford, Cambridge, Imperial College London, King’s College London e University College London. A pesquisa que apresenta resultados mais conclusivos deve circular em 2018.
A médica e professora Saraf Fidler, consultora da Imperial College, de Londres, também se manifestou sobre o assunto. “Esta terapia é criada especificamente para limpar o corpo de todos o vírus do HIV, inclusive o dormente (latente). O tratamento tem funcionado em laboratório e há boas evidências de que funcione em seres humanos também. Mesmo assim, é importante reforçar que ainda estamos longe de um tratamento real”, escreveu.
Informações são do jornal “The Telegraph”.
Caso de 2018 Justiça adia júri de mulher acusada de envenenar mãe e duas filhas em Maragogipe
Economia Receita envia cartas a 498 mil que estão na malha fina até o dia 20
Economia Bets começam a informar bancos sobre R$ 1,3 bilhão a devolver
Quase 10 anos depois Acusados pela morte de Valdir Cabeleireiro são condenados em Salvador
Oportunidades Braskem abre nove vagas de estágio em Camaçari com bolsa de até R$ 2,8 mil
Apostas esportivas Bets começam a sair do ar nesta terça (6)