Passada duas semanas das eleições municipais, já articulam nos bastidores da política matense a presidência da Câmara Municipal. E a disputa promete ser grande no início do ano. Geralmente a escolha ocorre no dia seguinte, mas a direção da Casa deve tentar a eleição no mesmo dia da posse.
O primeiro a demonstrar interesse publicamente foi o vereador eleito e mais votado Agnaldo de Lulu (DEM). Ele disse no Acorda Cidade, Laser FM, que reúne qualidades para ser presidente da Câmara.
Além do atual presidente, Alexandre Rossi (PTB), outros dois nomes declaram interesse nos bastidores, Bira da Barraca (DEM) e Pastor Sandro (PRB).
Na última disputa, Pastor Sandro chegou a ficar próximo de vencer, mas um dos vereadores não teria honrado a palavra a ele e acabou votando em Rossi.
Dos 13 vereadores, cinco ou seis devem seguir o “consenso” do governo. Mesmo tendo a minoria, o vereador Tiago de Zezo (PT) me disse que defende uma chapa da oposição e que a sua ala deve ter uma postura independente.
Resta saber se o grupo ‘Marcelo / João’ vai ‘sugerir’ um nome ou vai deixar que a sua base governista faça a escolha de forma independente, que não acredito.
Mesmo Rossi acumulando boa atuação na presidência, acredito que teremos um nome novo a partir de 2017.
A articulação governista deve abrir mão de uma linha conservadora para tentar fragilizar a oposição que cresceu.
Mín. 24° Máx. 33°
Mín. 24° Máx. 32°
Sol com algumas nuvensMín. 23° Máx. 32°
Sol com algumas nuvens