O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, veio à Mata de São João, nesta sexta-feira (28), para assinar um convênio de parceria e cooperação técnica com a Prefeitura e Câmara Municipal. O documento assegura o apoio do município ao processo de recadastramento biométrico, que já coletou as digitais de um quarto da população eleitoral.
A cerimônia realizada no plenário da Câmara contou com a presença do prefeito Marcelo Oliveira (PSDB), o presidente da Câmara Agnaldo de Lulu (DEM), a juíza eleitoral Élbia Araújo, o Juiz titular da Vara Cível de Mata de São João, Admar Ferreira Sousa, além da vice-prefeita Lulu (DEM).
Evento aconteceu no plenário da Câmara. (Foto: Gabriel Seixas/Mais Região)
"Isso coloca o município de Mata de São João em destaque. Instalamos o Posto de Atendimento lá no Litoral, que é também mais avanço para poder levar aquelas localidades esse serviço, evitando aquelas filas que se formaram aqui no cartório no período eleitoral", destacou o prefeito.
O presidente Agnaldo de Lulu disse que hoje é "um dia de comemoração para a democracia. Um momento histórico para Mata de São João esse evento aqui receber as autoridades que são importantes no processo eleitoral. Quem está de parabéns é o nosso municipio, é a nossa população que tem a oportunidade de exercer o seu direito de cidadão de forma mais tranquila, mais transparente e muito mais segura", ressaltou.
O Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, que declarou que o seu domicilio eleitoral é no município, comentou sobre a parceria: "Hoje estamos aqui firmando um termo de cooperação técnica, onde municipio de Mata e Câmara Municipal estão nos auxiliando, ajudando e fornecendo pessoal que é o nosso principal problema hoje", destacou.
Presidente do TRE-BA, José Edivaldo Rocha Rotondano. (Foto: Gabriel Seixas/Mais Região)
Ao Mais Região, Rotondano revelou que dos 36.785 eleitores pertencentes à 185ª Zona Eleitoral (ZE) de Mata de São João, 10.008 (27,20%) já coletaram as digitais.
O presidente do TRE-BA pediu ajuda ao Mais Região para propagar ainda mais a campanha de recadastramento para a população.
A cerimônia também contou com a presença dos vereadores: Beto de Amado Bahia (DEM), Jair Bispo (PTB), Marcus Theófilo (DEM), Pastor Sandro (PRB), Ricardo Matense e Zé do Relógio (PSDB), além de secretários municipais. Os vereadores de oposição não compareceram ao ato.
Posto de Praia do Forte
Mais cedo, às 9h30 foi inaugurado o posto avançado em Praia do Forte, localizado na Alameda dos Namorados, no Infocentro.
Posto Avançado de Praia do Forte. (Foto: Divulgação/ASCOM-PMMSJ)
O objetivo principal da biometria é garantir ainda mais segurança na hora de votar. O recadastramento biométrico é um processo simples e está dividido em cinco etapas: coleta das digitais, registro fotográfico, assinatura digital, revisão dos dados cadastrais e reimpressão de novo título.
MaTA DE SÃO JOÃO Colisão frontal entre van da Linha Branca e SUV deixa motorista ferido próximo a Praia do Forte
MATA DE SÃO JOÃO Tragédia nos Mangues: pai passa com caminhão sobre o próprio filho sem perceber
12 de outubro Mata de São João terá programação especial em comemoração ao Dia das Crianças
Mata de São João Moradores de Vila Sauípe denunciam nova obstrução de acesso à praia e acusam Odebrecht
Mata de São João Incêndio em área de vegetação assusta moradores no distrito de Amado Bahia
Oportunidade Processo Seletivo de Mata de São João convoca classificados para entrevistas