Um era o Bahia que começou com tudo o Campeonato Brasileiro, venceu as três primeiras partidas que fez em casa e se via brigando na parte de cima da tabela. Outro é o time atual, que só ganhou um dos últimos seis jogos realizados em Salvador – justamente o mais recente, por 2 a 1, contra o São Paulo – e está apenas um ponto acima da zona de rebaixamento.
Porém, nada como ter uma visão otimista e se apegar a fatores convenientes para imaginar um novo salto tricolor. A partir do próximo domingo, 20, quando recebe o Vasco às 16h, a equipe terá, pela segunda vez na competição, uma sequência de dois compromissos como mandante – depois do Cruzmaltino, pega o Botafogo no domingo seguinte, no mesmo horário.
Na primeiro par de partidas consecutivas em casa que fez nesta edição da Série A, o Esquadrão se deu bem. Bateu o Atlético-GO por 3 a 0 e o Cruzeiro por 1 a 0. Os resultados fizeram o time alcançar a sexta colocação, dentro da zona de classificação para a Libertadores de 2018. O Bahia só se encontrou em melhor posição do que essa na rodada inaugural, com a liderança conquistada graças ao histórico 6 a 2 para cima do Atlético-PR.
Caso repita a façanha e derrote a dupla carioca, o Tricolor tem boa chance de voltar a figurar na metade superior da classificação. Contando com a melhor combinação de resultados possível, pode chegar até o sétimo posto.
“Teremos mais uma semana para trabalhar e vamos encarar esses dois jogos em casa para buscar os triunfos e sair dessa situação”, programou o centroavante Rodrigão, sobre a necessidade de o time, em 15º, se afastar da zona da degola. A equipe com melhor pontuação no Z-4 é a Chapecoense, com 22 pontos, só um a menos que o Bahia.
Para atingir sucesso na dupla empreitada, o técnico interino Preto Casagrande cobra mais atenção às suas orientações. Para ele, todos os gols do 4 a 1 sofrido diante do Atlético-PR, no último domingo, saíram de erros individuais da equipe. “Temos que focar naquilo que já foi falado. Na necessidade de estar concentrado o tempo inteiro. Hoje em dia não dá para admitir mais a desatenção. Tudo é treinado, programado”, disse.
Zaga completa
Depois da goleada em Curitiba, a delegação tricolor voltou nesta segunda-feira, 14, no fim da tarde a Salvador. Nesta terça, 15, às 15h, retorna aos trabalhos no Fazendão.
O zagueiro Éder, autor de gol contra na Arena da Baixada, não enfrenta o Vasco por ter recebido o terceiro cartão amarelo. No entanto, Preto poderá escalar a zaga titular por conta do retorno de Lucas Fonseca após cumprir suspensão.
Na lateral esquerda, o criticado Matheus Reis pode perder vaga. Armero e Juninho Capixaba são concorrentes.
Brasileirão Vitória perde para o São Paulo no Morumbis e segue sem vencer fora de casa
Brasileirão 2026 São Paulo x Vitória: Veja prováveis escalações, horário e onde assistir
Agenda Esportiva CBF oficializa calendário do futebol masculino de 2027 com pausa para Copa feminina
Futebol Craque do Vitória revela estratégia que “favorece” seu estilo de jogo
Mercado da bola Libertadores fecha contrato de transmissão com grande emissora
Brasileirão 2026 Após 3 meses, zagueiro espanhol fica perto de estrear pelo Bahia