Para quem ainda não visitou a 1ª Feira da Agricultura Familiar, o evento continua neste domingo (18) com a exposição de produtos orgânicos, passeios e serviços de saúde gratuito, na Estação da Alegria em Mata de São João. O projeto é uma idealização da Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria de Agricultura e Pesca (Seagri).
O espaço conta com diversos expositores de alimentos orgânicos, fabricação de artesanato em cerâmica, apicultura, meliponicultura, plantas e mudas frutíferas, equoterapia com passeios em pôneis e divulgação do projeto de aquaponia (sistema que une a cultivação de peixes e plantas sem o uso do solo). Também foram disponibilizados na Agrifam os serviços de capacitação gratuita para o público, através de palestras e cursos do Sebrae.
Em entrevista a reportagem do Mais Região, Amilton Soares, 51 anos, contou que é artesão há 43 anos e como o artesanato na vida dele se transformou em um meio de sustento para sua família. Durante o período que trabalhou em uma fábrica de blocos, ele conheceu como as esculturas artesanais são desenvolvidas e resolveu arriscar. ‘‘Me interessei pelo artesanato, por achar muito importante, mais fácil, mais leve, iniciei como ajudante e depois comecei a aprender e me aperfeiçoar cada vez mais’’, explica.
Amilton Soares, 51 anos é artesão há 43 anos
Ele conta com o apoio da sua esposa, Rosemeire de Jesus, 39 anos, que cuida da decoração e pintura. Os seus filhos e genro também ajudam na produção das obras.
Durante o evento, em seu stand, realiza a demonstração de como é fabricado as peças e também a venda dos objetos finalizados. ‘‘Muita gente dá valor, mas não sabe como é feito, pensa que é algo industrializado e é tudo feito a mão, artesanalmente mesmo’’, ressalta.
Dona Cleide Maria, moradora da localidade de Jacuípe de Cima, na Zona Rural, garantiu o seu stand com todos os produtos produzidos em seu plantio, hortaliças e verduras, azeite e mel fabricados em sua casa. Ela também participa todas as quintas-feiras da Feirinha Orgânica no Parque da Cidade, com o intuito de trazer para a os seus clientes um produto mais natural. ‘’Tem um ano que venho vender no parque, sempre que tenho bastante produtos’’, pontua.
Em um dos stands, o Centro de Equoterapia ‘Nosso Lar’ instalado na Feira, pretende esclarecer as dúvidas e realizar demonstrações de passeio com pôneis para as crianças. O Instituto atua há 9 anos no município de Camaçari, atendendo crianças da localidade e de outras regiões.
A equoterapia é um tratamento de recuperação psicomotriz, reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina
Ela ainda pontuou sobre a importância de estar participando da 1ª Feira da Agricultura Familiar para levar para outras regiões acerca desse tratamento e seus benefícios. ‘’ O centro nasceu da necessidade das crianças que tem uma limitação física ou psicológica participarem dessa interação com o cavalo e a equipe multidisciplinar de saúde. Levar a reabilitação através do cavalo, afetividade e desmistificar que a equoterapia é só um passeio de cavalo’’, conclui.
MaTA DE SÃO JOÃO Colisão frontal entre van da Linha Branca e SUV deixa motorista ferido próximo a Praia do Forte
MATA DE SÃO JOÃO Tragédia nos Mangues: pai passa com caminhão sobre o próprio filho sem perceber
12 de outubro Mata de São João terá programação especial em comemoração ao Dia das Crianças
Mata de São João Moradores de Vila Sauípe denunciam nova obstrução de acesso à praia e acusam Odebrecht
Mata de São João Incêndio em área de vegetação assusta moradores no distrito de Amado Bahia
Oportunidade Processo Seletivo de Mata de São João convoca classificados para entrevistas