As pessoas costumam dizer que, às vezes, só é preciso um sinal para que a gente descubra nossa vocação. Para Sauanne Bispo, esse sinal veio através de uma professora da faculdade de estatística, curso em que é formada, que havia passado as férias na Disney e comentou sobre o programa de intercâmbio que possibilitava que brasileiros trabalhassem por lá. “Comecei a pesquisar, mas eu não tinha os requisitos, mesmo assim decidi que iria trabalhar de qualquer coisa nos EUA nas férias. Pesquisei em agências e consegui um trabalho no McDonald’s em Louisiana”, conta.
Essa foi a primeira das experiências que Sauanne teve com intercâmbio. Pelos países que passou, desempenhou diversas funções, desde trabalhar com alimentos e bebida em um navio na Europa até estagiar na Aficare – ONG de fomento ao desenvolvimento de países africanos da América do Norte.
Dos 26 países que já passou, ela só não pretende retornar à Rússia, onde sofreu racismo diariamente. “Na estação de metrô eu ficava encostada na parede por medo de alguém me empurrar nos trilhos”. Após um período na Índia, ela voltou determinada a abrir a própria agência.
Surgiu, assim, a Go Intercâmbio, que não existe mais, mas abriu caminho para a Go Diáspora, agência que tem como diferencial levar estudantes para países fora do eixo Estados Unidos-Europa e proporcionar uma vivência em países africanos e da Diáspora. “A intenção da gente não é segregação, pelo contrário, é inclusão. É fazer com que mais pessoas, principalmente negros, possam fazer intercâmbio e se identificar com outros lugares “, diz ela, que acredita estar em seu melhor momento profissional.
Entenda Conta de luz fica mais barata em outubro com bandeira verde
Oportunidades IBGE autoriza seleção para mais de 27 mil recenseadores temporários
Após 20 dias Greve da Caixa chega ao fim após decisão do TST
Governo Lula Fila do INSS explode e chega a quase 3 milhões de pedidos em análise
Assistência Social Beneficiários com NIS de final 0 recebem Bolsa Família de setembro
Economia Receita paga nesta quarta (30) lote da malha fina do Imposto de Renda