Na última terça-feira (31), o ministro Luiz Fux, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou uma ação cautelar que solicitava que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fosse declaro inelegível para as eleições das presidenciais.
Mesmo já tendo declarado ser contra políticos ficha suja disputando eleições, a decisão de Fux nega a representação de um advogado de Goiás e extinguiu o processo sem entrar no mérito da questão.
De acordo com informações do portal do UOL, essa é a segunda vez que uma ação para declarar Lula inelegível antes do registro da candidatura é negada no TSE. Uma ação movida pelo MBL (Movimento Brasil Livre) também foi negada, em 18 de julho, pela vice-presidente do TSE, ministra Rosa Weber.
Vale lembrar que o ex-presidente foi condenado em segunda instância no processo do tríplex e está inelegível em função da lei da Ficha Limpa. Entretanto, Lula tem ainda o direito de registrar sua candidatura até 15 de agosto. Após registrada a candidatura, o TSE deve avaliar se impugna ou não o seu registro.
Justiça Binho Galinha é condenado a mais de 30 anos de prisão por posse de armas
Infraestrutura Jerônimo destaca R$ 400 milhões em obras e garante aeroporto para Jequié
Gestão Municipal Pesquisa aponta que gestão de Augusto Castro tem 79,9% de aprovação em Itabuna
Justiça Por ordem de Moraes, PF faz busca por armas na casa de Bolsonaro
Proteção Infantil Senado aprova projeto que aumenta penas para crimes sexuais digitais contra crianças e adolescentes
Justiça Moraes dá 10 dias para PF ouvir Flávio em caso de calúnia contra Lula