No eleitorado paulista, há uma forte tendência da maioria dos eleitores do candidato ao governo estadual João Doria (PSDB) votar em Jair Bolsonaro (PSL) para presidente da República. Por outro lado, a maior parte das pessoas que pretendem votar em Márcio França (PSB) para o Palácio dos Bandeirantes declara voto em Fernando Haddad (PT) ao Planalto.
Conforme a pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada na quarta-feira, 17, Bolsonaro tem 63% das intenções de votos válidos no Estado e Haddad aparece com 37%. Considerando apenas o eleitorado de João Doria, 79% da preferência vai para Bolsonaro e 21% votaria em Haddad, no mesmo critério de votos válidos.
Em meio ao eleitorado de Márcio França, o presidenciável do PT tem 55% das intenções de votos válidos, enquanto que o candidato do PSL ao Planalto fica com 45%. Na pesquisa, Doria e França disputam o segundo turno em São Paulo empatados tecnicamente: 52% dos válidos para o tucano contra 48% para França.
Ex-prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) enfrenta uma resistência maior na capital paulista na disputa pelo governo do Estado, enquanto que o candidato Márcio França (PSB) tem vantagem na cidade comandada pelo tucano até abril deste ano, mostra pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada na quarta-feira, 17.
Entre os eleitores da capital, 63% das intenções de votos válidos vão para França, contra 37% de Doria. Ao deixar o Executivo paulistano em abril, o tucano foi criticado por sair do cargo para concorrer ao Palácio dos Bandeirantes. Considerando apenas a periferia, há um empate técnico: 52% para o tucano e 48% para o candidato do PSB. No interior do Estado, João Doria leva vantagem: 60% a 40% das intenções de votos válidos.
No universo total do eleitorado paulista consultado na pesquisa, os dois candidatos estão empatados tecnicamente na disputa de segundo turno: Doria tem 52% das intenções de votos válidos e França tem 48%.
Potencial de voto. A pesquisa do Ibope mostra que 32% dos eleitores dizem que não votariam em João Doria "de jeito nenhum". A resistência a Márcio França, por sua vez, é menor: de 20%. Entre os entrevistados, 27% diz que votaria com certeza em Doria e 26% fala que tem voto convicto em Márcio França.
Quando Ibope pergunta aos eleitores sobre se têm certeza de sua intenção de voto, 46% daqueles que declaram preferência em Doria dizem que a decisão é definitiva. Entre os eleitores de França, 44% diz que não mudará de voto em hipótese nenhuma.
A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 17 de outubro de 2018. Foram entrevistados 1.512 votantes. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A sondagem foi encomendada pelo jornal O Estado de S.Paulo e pela TV Globo, sendo registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo sob o protocolo Nº SP-07777/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo Nº BR-BR-07265/2018.
Infraestrutura Jerônimo destaca R$ 400 milhões em obras e garante aeroporto para Jequié
Gestão Municipal Pesquisa aponta que gestão de Augusto Castro tem 79,9% de aprovação em Itabuna
Justiça Por ordem de Moraes, PF faz busca por armas na casa de Bolsonaro
Proteção Infantil Senado aprova projeto que aumenta penas para crimes sexuais digitais contra crianças e adolescentes
Justiça Moraes dá 10 dias para PF ouvir Flávio em caso de calúnia contra Lula
EUA x Brasil Flávio pede aos EUA que desistam do tarifaço: “Pior momento possível”