Decreto pode liberar posse de armas para 76% dos brasileiros
O presidente pretende associar a liberação simplificada para os cidadãos que morem em municípios onde a taxa de homicídios por 100 mil habitantes é superior a 10.
12/01/2019 12h30Atualizada há 7 anos atrás
Por: RedaçãoFonte: Metro1
Três em cada quatro brasileiros (76% de toda a população) poderão ser incluídos no decreto que o governo Jair Bolsonaro está planejando para que a posse de arma de fogo seja facilitada. De acordo com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, o decreto deve sair na próxima semana.
O presidente pretende associar a liberação simplificada para os cidadãos que morem em municípios onde a taxa de homicídios por 100 mil habitantes é superior a 10. De acordo com levantamento do Estadão, feito com base em dados do Ministério da Saúde, o decreto atingiria 3.485 das 5.570, o que representa 62% das cidades do Brasil.
Nas mais de 3 mil cidades em que a posse seria permitida, ao todo, vivem 159,8 milhões de pessoas, o que equivale a 76% da população brasileira. No entanto, para que um cidadão tenha a liberação, é preciso apresentar justificativa de “efetiva necessidade”, além de prestar exames psicológicos e de capacidade técnica.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.