Vamos do começo... O Sol é uma estrela, é a maior de todas, cerca de 100 vezes maior que a Terra, tem luz própria e produz muito calor, muito mesmo!!!! Sem ele, não existiria o dia, nem as tão sonhadas férias nas praias de Imbassai. rsrs
Sua luz é a principal fonte de energia para a nosso planeta e enxergamos apenas uma parte da sua radiação, com os comprimentos de onda das sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta, um tipo arco-íris!!!
Sem o sol, o nosso astro rei, as plantas não conseguiriam realizar a fotossíntese, então, não conseguiriam produzir seu próprio alimento e morreriam. É através desse processo que temos oxigênio para respirar!!!!
Além disso, o Sol deixa os nossos ossos mais fortes, mas como ele faz isso?! Nossos lindos ossos precisam de vitamina D para ficarem saudáveis e a única maneira de conseguirmos essa vitamina é estando à luz do Sol por alguns minutos do dia. Não é mágico?! A dica é ir logo pela manhã!!! E com o avanço das pesquisas, hoje em dia sabe-se que esta vitamina D proveniente do sol pode nos proporcionar outros benefícios para a saúde, como por exemplo: emagrecimento, fortalecimento da nossa imunidade, prevenção do diabetes tipo 2 e da hipertensão, além de estar relacionada com a formação de vários hormônios.
Dia 21 de dezembro, chegou o verão e isso significa que temos mais luz! Como assim!?
Em cada época do ano a intensidade da luz do sol varia bastante, no outono e no inverno a luz do sol é menos intensa. Já no verão e na primavera acontece o contrário, o sol fica mais intenso e ilumina por mais tempo nossa cacholinha. Nasce mais cedo e se põe mais tarde, por isso temos a impressão de que os dias são mais longos e as noites mais curtas. Mas isso tem a ver também com a rotação do planeta Terra, outro interessante tema para abordarmos numa coluna futura!!! Rs
E óh que legal, essa luz intensa e diária, que vem do sol, é tão forte que depois de muitos e muitos anos de estudo, conseguiram desenvolver umas placas (conhecidas como fotovoltaicas) que transformam toda essa luz solar em energia elétrica, isso mesmo! Você consegue ter uma casa toda funcionando por conta do sol!! Tem um investimento alto inicial, mas depois de algum tempo, tchau conta de energia!!! Não é legal?! Energia limpa!!
E buscando ressignificar os itens, nesta edição, ensinaremos a fazer uma linda jardineira, com pneus usados, para que na sua casa tenha muita arte e ar puro, segue a lista de material: 1 pneu velho, 1 trincha média, 1 pauzinho para mexer a tinta, 1 lata de aguarrás, 1 lata de tinta esmalte multiuso (na sua cor preferia, sugerido o amarelo sol), 1 recipiente de vidro para colocar a trincha de molho, diversas mudas de plantas, a sua escolha, terra preta, pedrinhas, um suporte de parede para pendurar a jardineira e uma furadeira.
Bora lá botar a mão na massa?!!?
O primeiro passo é fazer uns quatro ou cinco furos em um dos lados do pneu, para que a água escorra depois de plantar as mudas. Em seguida, lave o pneu com uma escovinha e deixe secar bem. Enquanto isso, vá mexendo a tinta com o pauzinho até ficar homogênea, um amarelo sol MARAVILHOSO!!!
Utilizando a trincha, pinte a parte de fora do pneu, com duas demãos, e deixe secar. Depois, pinte por dentro somente o lado que ficará aparecendo e deixe secar novamente!
Dica: Bote a trincha de molho no aguarrás logo depois do uso para que fique renovada e limpíssima para seus futuros artesanatos!!
Depois de seco, limpe o pneu com um paninho e o lave com água e sabão. E aí já estará pronto para receber suas plantinhas!!!!
Primeiro coloque as pedrinhas no fundo do pneu, para drenar o excesso de água. Depois, coloque um pouquinho de terra preta e aí as plantinhas ou sementes dos seus temperos favoritos!! huuh. Escolha um lugar bem de destaque de sua casa, pendure a sua nova jardineira e regue um pouquinho. Oh, não se esqueça da importância do sol para sua plantinha e deixe sua plantinha fazer fotossíntese!!