A missão não era difícil e foi conquistada com tranquilidade: o Bahia é o primeiro finalista do Campeonato Baiano 2019. A vaga foi confirmada com o triunfo sobre o Atlético de Alagoinhas, por 2x0, na noite desta quarta-feira (27), em jogo disputado no Carneirão. Fernandão e Shaylon marcaram os gols do jogo. Na primeira partida, na Fonte Nova, o tricolor havia vencido por 3x0.
Além de manter viva a luta pelo 48º caneco do estadual, o triunfo ainda garantiu ao Bahia poder decidir o torneio em seus domínios, já que não poderá mais ser ultrapassado na classificação geral. O Esquadrão agora espera o vencedor de Bahia de Feira e Vitória da Conquista, que se enfrentam no próximo domingo (31), na Arena Cajueiro, em Feira de Santana. No primeiro jogo, 1x1.
O duelo começou quente no Carneirão. Apelando para a violência, o Atlético ficou com um jogador a menos com apenas três minutos. O zagueiro Bremer deu uma entrada criminosa em Fernandão e levou o vermelho direto.
Quando colocou a bola no chão, o Carcará conseguiu pressionar o tricolor com chutes de fora da área e na cabeçada de Elton, que quase fez contra. Aos 12 minutos, Iran pegou sobra e mandou uma bomba. Anderson salvou o tricolor.
Com o freio de mão puxado, o Bahia só chegou pela primeira vez ao ataque aos 25 minutos. Fernandão ajeitou para Rogério, mas o atacante pegou fraco na bola e facilitou a defesa de Diego.
O duelo seguiu com poucas emoções, mas quando o primeiro tempo se encaminhava para terminar em um fraco 0x0, o Bahia chegou ao gol. Aos 47, Elber fez a jogada e cruzou rasteiro, encontrando Fernandão. Aniversariante do dia, o camisa 20 só completou para as redes. Foi o sexto gol do atacante em seis jogos.
Vaga confirmada
Em situação bem mais tranquila, o Bahia voltou para a segunda etapa com Flávio no lugar de Nino Paraíba, que voltou a reclamar de dor na coxa. O panorama do duelo, no entanto, seguiu bem parecido com o da primeira etapa. Os dois times erravam bastante e não conseguiam criar boas chances.
Em um lance de lucidez, o tricolor quase chegou ao segundo gol. Elber escapou pela direita, fez a jogada dentro da área e cruzou para Douglas Augusto. O volante chutou forte, mas acertou o travessão de Diego.
O Carcará não teve a mesma sorte aos 21 minutos. Shaylon recebeu na entrada da área, limpou o marcador e chutou de direita, sem chances para o goleiro, anotando o segundo do Bahia na partida.
Apesar de praticamente liquidado, o Atlético seguiu tentando diminuir o prejuízo. O Carcará esbarrava nos próprios erros e não conseguia pressionar o goleiro Anderson. Do outro lado, o Bahia ia apenas administrando a vantagem construída. Sem pressão, restou ao Esquadrão apenas esperar o apito final e comemorar a vaga na final do Baianão pela oitava vez consecutiva.
O Bahia volta aos gramados no próximo sábado (30). O tricolor encara o Sampaio Corrêa, às 16h, no estádio Castelão, em São Luís, no Maranhão, pela última rodada da primeira fase da Copa do Nordeste.
Copa do mundo Carrasco da Seleção, Haaland se declara ao Brasil e manda recado
Mundial Copa do Mundo retorna com o duelo entre França e Marrocos
Esporte Grêmio realiza seletiva em Lauro de Freitas e avalia cerca de 100 jovens atletas
Veja novos valores Vitória reajusta preço dos ingressos para jogos no Barradão
Música e Futebol Empresa de Jay-Z gerencia carreira de Vinícius Júnior, Endrick e outros destaques da Seleção Brasileira
Copa do mundo Diretor da CBF rechaça demissão de Ancelotti e explica o motivo