O Bahia viverá nesta quinta-feira (2) mais uma estreia na temporada 2019. Às 20h, jogará pela primeira vez fora de casa neste Brasileirão. O tricolor visita o Botafogo, no Engenhão, com a missão de mudar a escrita das duas últimas edições do campeonato.
Após o último acesso, em 2016, a equipe não conseguiu vencer nas primeiras exibições como visitante. Em 2017, perdeu do Vasco, por 2x1, em São Januário. No ano passado, derrota por 2x1 para o Internacional, no Beira-Rio.
As estatísticas mostram que o cartão de visitas sinalizou o que estava por vir. Nos dois últimos anos, o Bahia apresentou campanhas ruins fora de casa. Em 2017, o aproveitamento foi de 28%: nove derrotas, sete empates e três triunfos, contra Ponte Preta (3x0), Atlético-MG (2x0) e Avaí (2x1).
Em 2018, o rendimento longe de seus domínios foi ainda pior. As 12 derrotas, cinco empates e dois triunfos resultaram em um aproveitamento de 19%. Só conseguiu somar três pontos diante de Ceará (2x0) e Botafogo (1x0), adversário da vez.
O torcedor precisou esperar um bocado para festejar uma atuação do Esquadrão fora de casa. No ano passado, sofreu com cinco derrotas seguidas no começo do campeonato. Além da derrota para o Inter, o Bahia também foi abatido em sequência por Sport (2x0), Palmeiras (3x0), Flamengo (2x0) e Paraná (1x0). Ainda amargou o empate com a Chapecoense (1x1) até festejar o triunfo por 2x0 diante do Ceará, no estádio Presidente Vargas, dia 29 de agosto, já na 15ª rodada, depois da pausa para a Copa do Mundo da Rússia.
Em 2017, o Bahia também só venceu fora de casa no sétimo confronto. Depois da estreia contra o Vasco, voltou a perder para Botafogo (1x0), Grêmio (1x0) e Corinthians (3x0) e empatou sem gols com Coritiba e Vitória. O primeiro triunfo fora de Salvador, contra a Ponte Preta, por 3x0, aconteceu na 13ª rodada, dia 12 de julho, no Moisés Lucarelli, em Campinas-SP.
O jogo de hoje contra o Botafogo será o 17º do Bahia no ano como visitante. Até aqui, o aproveitamento é de 52% com seis triunfos, sete empates, três derrotas, 27 gols marcados e 15 sofridos em jogos do Campeonato Baiano e das Copas do Brasil, Nordeste e Sul-Americana.
Confiança
Apesar do retrospecto ruim, o Bahia está disposto a mudar a história e conquistar os três pontos no Rio. Titular, o atacante Artur adverte para a importância de estar atento no estádio alvinegro. “Jogo importante para a gente dar sequência no Campeonato Brasileiro. Vamos com tudo, e é saber o que Roger (Machado, treinador) vai usar de estratégia para a gente jogar lá no Rio de Janeiro”, afirmou. Foi dele o gol da virada sobre o Corinthians na estreia (3x2).
Outro que já balançou as redes no Brasileirão foi o atacante Rogério. Depois de marcar por cobertura, ele garante que está pronto para fazer mais gols e afirma que o time vai manter o ritmo forte também fora de casa.
“Brasileirão é sempre difícil e temos que disputar os jogos como se fossem finais. Temos que continuar com a mesma pegada que o professor vem pedindo, que aí nós vamos sair com os triunfos”, disse o camisa 90 que, mais uma vez, inicia no banco.
Além do próprio desempenho, o Bahia pode se apegar ao momento do adversário para acreditar que pode voltar com mais um triunfo. O Botafogo não vence há quatro partidas. A última vez foi no dia 21 de março, quando goleou a Portuguesa-RJ por 4x1, pelo estadual. Depois disso, a equipe foi eliminada na Copa do Brasil para o Juventude (2x1) e estreou no Brasileirão com derrota para o São Paulo (2x0), no Morumbi.
Além disso, o contexto fora das quatro linhas é conturbado. Zé Ricardo, demitido, deu lugar para Eduardo Barroca, que faz apenas o segundo jogo no comando da equipe. Ele trabalhou como auxiliar do Bahia entre 2011 e 2013.
Agenda Esportiva CBF oficializa calendário do futebol masculino de 2027 com pausa para Copa feminina
Futebol Craque do Vitória revela estratégia que “favorece” seu estilo de jogo
Mercado da bola Libertadores fecha contrato de transmissão com grande emissora
Brasileirão 2026 Após 3 meses, zagueiro espanhol fica perto de estrear pelo Bahia
Volta! Atleta é relacionado pelo Vitória após seis meses de ausência
Apoio eleitoral Capitão da Seleção Brasileira declara apoio a Lula no segundo turno