O Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Serinfra), lançou o edital de licitação para o início das obras do Centro de Atendimento ao Turista de Imbassaí. O terreno, de cerca de 1.000 metros quadrados, e o projeto arquitetônico, foram cedido pela Prefeitura.
O CAT de Imbassaí é um equipamento que transformará a economia da localidade. Com receptivo para turistas, salas de reunião e um espaço para convenções, com capacidade para cerca de 600 pessoas, o centro será um divisor de águas na atividade turística local. Assim como a Praia do Forte, que recentemente recebeu um Centro de Convenções, imbassaí também passará a ser destino de turismo de eventos.
Fruto de um convênio de R$ 2,5 milhões, entre o Governo do Estado e o Ministério do Turismo, assinado em 2007, o Projeto do CAT de Imbassaí não havia saído do papel porque, na época, o Governo do Estado fez um anteprojeto cuja estimativa de custo era cerca de quatro vezes o recurso disponível. Dada a inviabilidade financeira, o projeto ficou engavetado pela Setur estadual e pela Conder, autarquia encarregada de executar a obra.
Novo projeto - “O Ministério do Turismo transferiu o recurso integralmente para a Setur em 2007 e esse dinheiro está aplicado desde então”, explica o prefeito Marcelo Oliveira.
“No ano passado, por sugestão do então secretario municipal de Cultura e Turismo e hoje vereador Alexandre Rossi, pedimos aos empreendedores do Condomínio Ykutiba, em Imbassaí, que, em contrapartida à aprovação das suas licenças e alvarás, elaborassem um projeto arquitetônico viável para o CAT Imbassaí”, conta gestor do executivo municipal.
A Prefeitura providenciou também os projetos complementares (fundações, estruturas, instalações elétricas, hidrossanitárias, etc.), bem como o orçamento da obra que, em 2018, ficou inferior ao valor original do convênio de 2007, de R$ 2,5 milhões.
Agradecimento - “Agradeço aqui a sensibilidade dos secretários estaduais da Setur e da Serinfra, Fausto Franco e Marcus Cavalcante, respectivamente. Eles entenderam a importância deste equipamento e o quanto ele vai melhorar a economia de toda a região do Litoral Norte da Bahia”, celebra Oliveira. A Serinfra será a responsável pela obra.
O prefeito esclarece ainda que, desde que o convênio foi estabelecido, a Conder não promoveu a licitação do objeto de um convênio que há 12 anos dormitava entre a Setur e a própria Conder, porque seus técnicos exigiam que a Prefeitura fizesse modificações extremamente minuciosas no projeto aprovado pela Caixa Econômica Federal. “Modificações essas, diga-se de passagem, absolutamente irrelevantes ao andamento da licitação”. Detalha o gestor.
Foram dez meses de negociações, conduzidas pelo prefeito Marcelo Oliveira e pelo vereador Alexandre Rossi, com a Caixa, Setur, Seinfra, Conder e MinTur.
“Importante ressaltar que o projeto do CAT Imbassaí ficou tão bom, bonito e versátil na sua utilização, que a própria Prefeitura, de posse de um recurso originado de uma emenda parlamentar do nosso então deputado federal João Gualberto, aproveitou o mesmíssimo projeto para construir o Centro de Convenções de Praia do Forte”.
12 de outubro Mata de São João terá programação especial em comemoração ao Dia das Crianças
Mata de São João Moradores de Vila Sauípe denunciam nova obstrução de acesso à praia e acusam Odebrecht
Mata de São João Incêndio em área de vegetação assusta moradores no distrito de Amado Bahia
Oportunidade Processo Seletivo de Mata de São João convoca classificados para entrevistas
Inclusão CAEE promove manhã de teatro e atividades lúdicas para crianças em Mata de São João
Esporte Aquático Atleta de Mata de São João faz história e conquista título geral do Molokabra 2026