Com a pandemia causada pela Covid-19, um dos setores mais afetados no mundo foi o turismo. Mata de São João, onde fica situada as mais belas praias de fama internacional do litoral norte da Bahia, as principais atividades econômicas estão ligadas ao turismo, como serviços de hospedagem, gastronomias e cultura.
Após cinco meses de portas fechadas, proprietários de pousadas e hotéis em Praia do Forte, Imbassai e Sauipe, localidades turísticas do município, já comemoram o aumento pela procura por hospedagens para as festas de fim de ano e alta temporada.
Para receber o grande público, os protocolos sanitários de higiene exigidos pela prefeitura municipal e Organização Mundial da Saúde (OMS) já adotados serão intensificados para evitar contágio da doença.

Na charmosa Vila de Praia do Forte, onde concentra os principais centros gastronômicos do litoral, como também hospedagem confortáveis e elegantes, o clima é de esperança. Para Maria da Silva, supervisora da Pousada Tatuapara, situada na Praça do Artistas em Praia do Forte, o local está com 80% reservado para Réveillon.
“As reservas superaram ao do mesmo período do ano passado. Logo após que reabrimos a pousada, em outubro, percebemos que o número de hospedagens cresceu em 20% a mais que o mesmo período em 2019. A maioria de nossos hospedes são estrangeiros, russos, portugueses e outros que já tiveram covid-19. Também estamos obedecendo o protocolo de segurança contra covid-19”, ressalta.

No Tivoli Ecoresort, em Praia do Forte, a expectativa é de lotação nos próximos dias. “Não estamos 100%, mas chegaremos perto até o Réveillon. Acredito que 90% de ocupação. Contudo, estaremos muito bem na alta temporada. Nossa expectativa é recepcionar nossos hospedes com a maior segurança e proteção contra a covid, fazendo uso de todas as medidas de segurança”, declara o diretor geral do Tivoli, João Eça Pinheiro.

Em Imbassai, uma das proprietárias da Pousada Bichelenga, Isabel Gonzalez, explica que o estabelecimento passou por algumas mudanças, por conta da pandemia. “Retomamos as atividades em agosto, de maneira tímida e obedecendo de forma rigorosa todos os protocolos de segurança. Nossos funcionários passaram por treinamento para atender com maior segurança para orientar os hóspedes de maneira cuidadosa”, frisa.
Para Bruno Pina, proprietário da Hotel Pousada Imbassai, acredita a baixa procura é devido ao receio das pessoas em viajar durante a pandemia. Estamos vivenciando um momento de incertezas no turismo, ainda não temos o número de reservas esperado para o réveillon, janeiro. Acredito que as pessoas estão receosas com a segunda onda do covid-19. Desde a reabertura do hotel, em 28 de agosto, tivemos resultados positivos, além do esperado. Tudo ocorreu muito bem, as pessoas estão conscientes com o uso da máscara, o álcool gel”, destaca.
A retomada das atividades no setor hoteleiro em Mata de São João teve início em setembro, por meio do decreto municipal que autorizou também a reabertura de restaurantes e bares nas localidades do litoral. A medida foi concedida sob a orientação municipal de obedecer aos protocolos de higiene.
TurisForte
Para a Associação Comercial e Turística de Praia do Forte (TurisForte), a prioridade é manter a cautela e prevenção. “Nossa expectativa é que as pessoas de um modo geral (turistas, moradores e veranistas) sigam as recomendações de saúde, que realmente sigam os protocolos de segurança contra Covid-19. Precisamos da colaboração de todos para manter a situação sob controle até que tenhamos a oportunidade de receber uma das vacinas homologadas pela Anvisa. No momento evitar aglomerações é fundamental”, alerta Vitor Hugo, presidente da TurisForte.
Fiscalização
As Polícias Municipal e Militar continuarão realizando ações de fiscalização e orientação nas praias de Mata de São João. “Vamos fazer ações integradas com a Polícia Militar em Imbassai, Praia do Forte, Santo Antônio, principalmente fiscalização nos entroncamentos das localidades para controlar a entrada de veículos turísticos não autorizados. Estaremos também monitorando o uso das máscaras em vias públicas, bares e restaurantes”, conclui o coordenador da Polícia Municipal, George Chimada.
Após 12 anos Homem é condenado a 20 anos de prisão por homicídio qualificado cometido em Mata de São João
Era Uma Vez…Brasil Estudantes de Camaçari e Mata de São João vivenciam história da Independência da Bahia em projeto de imersão cultural
Rito Cívico Mata de São João abre celebrações do 2 de Julho com revezamento do Fogo Simbólico
3 e 4 de julho Ceia Profética 2026 chega à 2ª edição e deve reunir milhares de fiéis em Praia do Forte
Nesta terça (30) Mais de 100 atletas participam do revezamento do Fogo Simbólico do 2 de Julho em Mata de São João
Mata de São João Prefeito Bira faz balanço positivo do São João de Mata e destaca organização da cidade