Segunda, 08 de Março de 2021
(71) 99663.6360
Mata de São João Situação Grave

Com aumento de pacientes da Covid-19, Mata de São João amplia atendimento para casos suspeitos

Os PSFs vão concentrar no atendimento de pessoas suspeitas e escola municipal fará testes de covid

19/02/2021 10h45 Atualizada há 2 semanas
Por: Maryane Meira Fonte: Mais Região
Arquivo/Mais Região
Arquivo/Mais Região

A situação é grave em Mata de São João. A afirmação é do prefeito de Mata de São João, João Gualberto, em entrevista na Rádio Sauipe, no Programa É do Povo, na manhã desta sexta-feira (19). De acordo com o gestor, novas medidas já estão sendo tomadas para evitar um colapso no sistema público de saúde.

Segundo Gualberto, diante do aumento de casos positivos no município, o atendimento de pessoas com suspeitas da covid-19 será realizado nos Postos de Saúde da Família (PSF). “Ontem o setor Covid atendeu aproximadamente 80 pessoas, então, tem uma diferença muito grande desse momento para o ano passado, onde quando fazíamos os testes aproximadamente 20% aparecia positivo, hoje 80% aparece positivo. Temos que tomar providência para evitar momento pior. A partir de segunda-feira (22) os PSFs vão concentrar no atendimento de pessoas suspeitas da covid-19. Vamos continuar atendendo diabéticos, hipertensos, gestantes, mas, vamos colocar as pessoas com suspeitas de covid”, explica.

Ainda segundo o prefeito, não será apenas o hospital que fará os testes para detectar a doença, mas também na Escola Padre José Astrogildo. “Já começa a funcionar de plantão no sábado e domingo. E a partir de segunda-feira continua lá e vai funcionar de segunda à sábado, enquanto durar essa segunda onda. Então, todos os postos de saúde vão conduzir as pessoas para a Escola Padre José Astrogildo, que fica no Centro, para não ter aglomeração no hospital”, frisa.

Ao final da participação o prefeito fez um apelo para que a população contribua com as medidas de enfrentamento a Covid-19. “Peço encarecidamente a população que nesse momento colabore, ficando em casa e principalmente evitando aglomeração. Peço nesse momento muita compreensão para preservar a sua vida e de seus parentes, pois não estamos mais conseguindo regular pessoas para o Estado, não só pessoas com covid-19, mas com outras doenças também”, frisa.

Nos próximos dias, a prefeitura deve contratar mais médicos, enfermeiros e técnicos. Hoje, o município possui 23 leitos, sendo seis ocupados no setor de internamento da Covid-19.

Os testes estão sendo realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública, Lacen, e também através do convênio com o laboratório da UFBA.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Mata de São João - BA
Atualizado às 12h00 - Fonte: Climatempo
32°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 32°

34° Sensação
14.9 km/h Vento
48% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Quarta (10/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens