Quarta, 21 de Abril de 2021
(71) 99663.6360
Mata de São João Dia da Mulher

Mulheres dominam o empreendedorismo em Mata de São João; conheça algumas histórias e desafios

Conheça algumas mulheres empreendedoras driblando até mesmo a crise provocada pela pandemia da Covid-19.

08/03/2021 08h16
Por: Maryane Meira Fonte: Maryane Meira
Reprodução
Reprodução

“Atrás de um homem há sempre uma grande mulher”. Essa expressão, fruto da sociedade patriarcal, utilizada por muitos para “enaltecer” a mulher nunca fez sentido. Colocar a mulher como coadjuvante de conquistas masculinas é anular a importância da força que move o mundo. Exemplo disso, é perceber o crescente número de mulheres donas do próprio negócio, mulheres empreendedoras driblando até mesmo a crise provocada pela pandemia da Covid-19.

Em Mata de São João, a maioria dos empreendimentos são gerenciados por mulheres ou por homens ao lado de mulheres. Ione Alves que gerencia a Vitwork, papelaria, situada no Centro da cidade, em sociedade com o marido, percebe que os desafios sempre estiveram presentes, antes mesmo de assumir o cargo de proprietária e administradora do seu próprio negócio. “Nós que somos mulheres e estamos a frente de um negócio, temos que mostrar muito mais que os homens o quanto somos competentes no que fazemos. Eu vi de um emprego, onde era predominantemente masculino, e sempre tive que me impor e mostrar minhas habilidades e, pelo fato de ser mulher negra eu sempre tive que produzir além das expectativas. Hoje, eu sou reconhecida pelo meu trabalho, as pessoas acreditam no meu potencial e estar a frente de um negócio meu, é muito gratificante, me deixa feliz e realizada. A independência financeira me motiva a conquistar cada vez mais”, frisa.

No ramo da moda temos exemplos de mulheres que comandam o comércio. Manuela Seixas e Simone Barros, ambas possuem lojas na sede da cidade. Para Manuela, dona da Sinhá Moça, empreender e conquistar a independência financeira são combustíveis para nunca desistir de conquistar direitos igualitários. “Já não é mais incomum encontrar mulheres ocupando cargos importantes, seja na esfera política ou em empresas. Muitas mulheres vem se destacando como empreendedoras, abrindo seu próprio negócio, buscando independência financeira, criando sua própria rotina de trabalho. Esses foram um dos principais motivos que me levaram a abrir meu próprio negócio, comecei desde nova a trabalhar com vendas, atuando no seguimento da moda, vendendo conceito e autoestima. Empreender não é fácil, mas não há vitória se não houver luta. O meu desejo é ver um número muito maior de mulheres empoderadas e donas de suas próprias vidas.Vamos continuar lutando para construção de uma sociedade mais justa, igual e respeitosa para nós mulheres”, ressalta.

Já Simone, dona da Loja Menina Vaidosa, acredita que as dificuldades devem ser enfrentadas, pois não existe vitória sem luta. “Ser mulher e ter seu próprio negócio é uma conquista fruto de muita luta, principalmente numa sociedade machista que vê a mulher como sexo frágil. Quando a gente empreende, cria um meio de nos tornar independentes financeiramente, é um passo rumo à várias descobertas, a gente compreende a força e determinação que temos. São cinco anos de vários desafios, mas certa de que estou onde quero estar”, afirma.

A matense, Nice Sales, há 25 anos comanda o salão de beleza que leva seu nome e percebe que para vencer os desafios de ser mulher numa sociedade machista é preciso além da garra ter empatia e sororidade. “Eu como mulher e trabalhadora, me sinto honrada em falar da alegria que é cuidar de outras mulheres, trabalhar na área da beleza é muito gratificante, posso ver de perto como as mulheres são guerreiras. Porque somos todas mulheres dinâmicas e nos tornamos várias ao mesmo tempo, em sermos profissionais, mães, donas de casa, amigas, consoladoras, ouvintes e conselheiras. Nós mulheres temos muitos desafios para enfrentar, barreiras a derrubar, e agora nesse cenário em que nos encontramos, devemos nos unir como pessoas, mulheres, profissionais, para vencer essa luta”, pontua.

Os desafios ainda são incontáveis para a mulher nas suas variadas funções, para mãe, mulher empreendedora, para a mulher negra, mulher trans, mulher chefe de família, e para mulher livre, pois no universo cultural rotula essas mulheres e se esquece da jornada tripla e da história de lutas que todas enfrentam.

Por mais que celebremos nossas poucas conquistas, a data deve ser símbolo de luta por conquistas, como a redução do número de feminicídio e uma sociedade mais justa, para nós mulheres.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Dias d'Ávila - BA
Atualizado às 20h46 - Fonte: Climatempo
24°
Céu encoberto

Mín. 23° Máx. 28°

24° Sensação
9.4 km/h Vento
83.5% Umidade do ar
90% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (22/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (23/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva