A tarde de quarta-feira (18) proporcionou muitos momentos especiais para os atores da educação de Mata de São João. Alunos, familiares, professores, demais profissionais da educação e gestores públicos fizeram, no Centro de Convenções da Praia do Forte, o lançamento do programa +IDEB.
A ação, de estímulo e motivação ao aprendizado, é uma das mais importantes da história na cidade e mobiliza toda os setores da rede municipal, através de reforços, aquisição de livros, palestras, entre outras. Durante o evento muito desses atores falaram emocionadamente sobre a educação e mostraram envolvimento incomum com a causa.
O encontro contou também com a participação da secretária de Educação do município de Licínio de Almeida, Michele Teles, que fez uma palestra sobre a educação da sua cidade. Licínio de Almeida tem um 'case' de sucesso na educação, é referência na Bahia e tem um dos melhores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do estado.
Motivação - O prefeito de Mata, João Gualberto, explicou que o +IDEB nasceu da preocupação de todos quanto ao déficit no aprendizado, provocado pelo período que as escolas ficaram fechadas, em decorrência da pandemia do coronavírus. Mata de São João foi o primeiro município da Bahia a retornar às aulas presenciais, no dia 10 de março.
O gestor também destacou a decisão difícil e acertada de promover o retorno das aulas presenciais, mesmo sob muita crítica e desconfiança. "Poderíamos ficar na nossa zona de conforto. Mas sabíamos o quanto o retorno às salas de aula era importante e o quanto de prejuízo de aprendizado já estávamos acumulando em cerca de um ano", disse.
"E mesmo sob muita crítica e pressão, resolvemos nos planejar e, com responsabilidade e coragem, saímos na frente", desabafou o prefeito. "Nossa meta agora é preparar alunos, professores e todos os outros profissionais para a prova Brasil, em novembro, que dará a classificação no IDEB 2021", explicou Gualberto, no palco do Centro de Convenções.
IDEB – Mata de São João tem o melhor IDEB entre todos os municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e vem em uma crescente no índice, do Ministério da Educação. A avaliação acontece de dois em dois anos.
Na Prova de 2019 Mata de São João obteve notas 5,9 no ensino fundamental I e 4,8 no ensino fundamental II. As séries avaliadas são o 5º e o 9º ano. Ambas terão reforço na aprendizagem de língua portuguesa e matemática.
Mata de São João Moradores de Vila Sauípe denunciam nova obstrução de acesso à praia e acusam Odebrecht
Mata de São João Incêndio em área de vegetação assusta moradores no distrito de Amado Bahia
Oportunidade Processo Seletivo de Mata de São João convoca classificados para entrevistas
Inclusão CAEE promove manhã de teatro e atividades lúdicas para crianças em Mata de São João
Esporte Aquático Atleta de Mata de São João faz história e conquista título geral do Molokabra 2026
Oportunidades SineBahia oferece 71 vagas de emprego em Mata de São João nesta quinta (8)