O prefeito de Mata de São João, João Gualberto, (PSDB) durante participação no Programa É do Povo comentou sobre o rompimento do vice-prefeito Van da Farmácia com o prefeito Alberto Castro (PSDB). Para o gestor do município vizinho, Van da Farmácia parece que não entendeu o papel que exerce como vice-prefeito.
“Às vezes as pessoas colocam o vice não por convicção mais para compor o partido e as forças políticas. No caso de Dias d’Ávila, eu vi até a nota do rapaz, o que eu não conheço muito, estive com ele na campanha umas duas vezes, e fala que é uma pessoa descente, mas que parece que não entendeu o papel do vice, porque daqui a dois, três anos e 10 anos as pessoas vão lembrar de Alberto pelo mal ou pelo bem. Vai falar do prefeito!”, confessa.
Gualberto ainda deu exemplo da relação que ele tem com o vice Bira. “O que diz a constituição que o vice é para substituir o prefeito, numa eventualidade quando ele sair de férias, se afastar, fazer uma viagem ou renunciar ao cargo, vice é para isso. A não ser que alguém tenha um vice como eu tenho. Que trabalha junto comigo e temos uma relação pessoal de amizade e respeito, que me ajuda todos os dias, ele despacha todos os dias junto comigo. É uma relação anormal na política”, dispara.
Em conversas com o prefeito Alberto Castro, João conta que compreende a forma que Castro encontrou Dias d’Ávila como assumiu o cargo de prefeito. “Alberto recebeu o município completamente diferente de quando eu recebi agora, após a gestão de Marcelo Oliveira. Ele recebeu os oito anos de Jussara com o desmando completo na cidade. Ele não tem equipe, e em um ano e meio de governo teve muita dificuldade. Ele quer acertar e vai acertar nisso. Ele já superou em alguns aspectos”, avalia João
Carta aberta
O vice-prefeito de Dias d’Ávila, Van da Farmácia, rompeu oficialmente com o prefeito Alberto Castro (PSDB). O anúncio foi feito oficialmente às 20h53 desta segunda-feira (7) nas redes sociais do político.
“As pessoas cobram de mim um poder de resolução dos problemas do município e o meu papel sempre foi de articular com o prefeito para resolvê los, porém seu perfil centralizador, e o seu tempo próprio para refletir e responder as demandas, são diferentes dos meus e das respostas que preciso dar à população”’ destacou um trecho da nota.
O vice-prefeito disse que vai continuar no cargo e que torce pelo sucesso de Alberto à frente da gestão municipal.
Confira a nota uma íntegra
Queridos amigos e amigas, diasdavilenses,
Venho a público, na condição de vice-prefeito, reafirmar que recebi com muita
honra a tarefa de cuidar de Dias 'Avila e mantenho o meu compromisso na defesa dos interesses da cidade.
Com muita gratidão, atendi o chamado do povo desta cidade, e tenho ciência
que tentei de muitas formas ajudar o prefeito, apresentado idéias e propostas, mas todos os sinais da gestão foram de encontro as nossas solicitações, salvo algumas exceções.
As pessoas cobram de mim um poder de resolução dos problemas do município
e o meu papel sempre foi de articular com o prefeito para resolvê los, porém seu perfil
centralizador, e o seu tempo próprio para refletir e responder as demandas, são
diferentes dos meus e das respostas que preciso dar à população.
Esse interstício temporal nos afasta, pois é o prefeito que tem o poder resolutivo.
Meu tempo é um, o dele é outro!
Por isso manifesto, a partir desta data o meu rompimento político e administrativo
do prefeito Alberto Castro.
Esclareço que sigo na condição de vice-prefeito, servindo e sendo fiel ao povo
de Dias d'Ávila, povo esse que merece o nosso respeito.
Por último, quero manifestar minha gratidão a todos os colegas de trabalho da prefeitura, vereadores, amigos , familiares, população da cidade, desejando sorte e
sucesso ao Prefeito Alberto Castro, reiterando a amizade pessoal e aguardando a sua reciprocidade, torcendo para que os seus planos e projetos para o município sejam realizados.
Dias d' Ávila, 07 de junho de 2022.
ASSISTA O TRECHO DA ENTREVISTA:
<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/Qen_5LKQCEQ?start=4386" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>
Edivan Tavares
Vice Prefeito
No bairro Bosque Operação da PM apreende drogas e equipamentos do tráfico em Dias d’Ávila
Cidadania Dias d’Ávila realiza cerimônia de Juramento à Bandeira e entrega de Certificados de Dispensa na próxima quarta (8)
Segurança Operação Força Total é iniciada com a presença do comandante-geral da PMBA em Dias d’Ávila
Dias d’Ávila Henry Freitas, Silvanno Salles e Unha Pintada agitam segunda noite do Forró D’Ávila 2026
Dias D'Ávila Polícia Militar mobiliza cerca de 200 policiais e reforça esquema de segurança para o Forró D'ávila 2026
Forró D'Ávila 2026 Adelmario, Alcymar e Devinho comandam noite de abertura do São Pedro de Dias d'Ávila