O Projeto Educâmara foi lançado na manhã desta terça-feira (02), na Câmara Matense. A palestra, que contou com a participação de vereadores e servidores da Casa, foi realizada no Plenário Ladislau Reis de Souza. As alunas Maiala Vitória e Bianca Santos Souza, do 7º ano, da Escola Municipal Professora Valdete Seixas Oliveira, fizeram uma apresentação acompanhadas da professora Kika da Matta e do professor Felipe Araújo, e animaram os presentes.
Cerca de 150 estudantes da Escola Municipal Professora Nadir Ribeiro dos Santos e do Colégio Estadual Getúlio Vargas receberam Cartilha e caneta, elaboradas com exclusividade para o projeto, e tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre as funções do Poder Legislativo e dos vereadores, processo de criação e aprovação de leis, além da divisão entre os poderes municipais.
Em um bate-papo descontraído com os estudantes, o presidente da Câmara, vereador Neném de Dadinho (União) falou sobre a sua trajetória na política e ressaltou a importância do projeto: “Esse projeto é fundamental para que os jovens conheçam a Câmara e seu funcionamento e acompanhem os assuntos relevantes para a sociedade. Afinal, eles representam o futuro da nossa política, seja como prováveis novos candidatos ou como eleitores que escolherão seus representantes de forma consciente”.
Os vereadores Jair Bispo (PSDB), Marcus Theófilo (União) e a vereadora Simone Prado (PSDB), também incentivaram os alunos à participação política, e reforçaram que os jovens são o futuro da cidade e têm uma grande responsabilidade.
Os estudantes se mostraram muito participativos, respondendo às perguntas, tirando dúvidas durante a explicação, além de questionarem sobre melhorias nas suas comunidades. Alguns falaram sobre o desejo de ingressar na vida pública. Para todos, fica o conhecimento necessário para entender o processo legislativo e ajudar na consolidação do processo democrático.
Educâmara
O Educâmara é um Projeto da Câmara de Mata de São João que tem o objetivo de aproximar a juventude do Legislativo Municipal.
O programa é voltado para estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares de Mata de São João, que receberão informações sobre a importância da Câmara na vida da sociedade e o papel dos vereadores no desenvolvimento do Município.
Era Uma Vez…Brasil Estudantes de Camaçari e Mata de São João vivenciam história da Independência da Bahia em projeto de imersão cultural
Rito Cívico Mata de São João abre celebrações do 2 de Julho com revezamento do Fogo Simbólico
3 e 4 de julho Ceia Profética 2026 chega à 2ª edição e deve reunir milhares de fiéis em Praia do Forte
Nesta terça (30) Mais de 100 atletas participam do revezamento do Fogo Simbólico do 2 de Julho em Mata de São João
Mata de São João Prefeito Bira faz balanço positivo do São João de Mata e destaca organização da cidade
Mata de São João BPATAMO apreende drogas, simulacro de arma e prende suspeito durante ação em Curralinho