Segunda, 20 de Janeiro de 2025 12:04
(71) 99663.6360
Geral Luciana Veríssimo

Últimos Refúgios

Compartilhe nosso artigo em sua rede social ou envie via WhatsApp

02/06/2023 10h08 Atualizada há 2 anos
Por: Keila Abreu Fonte: Luciana Veríssimo
Reprodução
Reprodução

Olá! Sou Luciana Veríssimo e estarei aqui uma vez ao mês apresentando a vocês os ÚLTIMOS REFÚGIOS, áreas verdes, protegidas ou não, que são a morada de espécies de plantas e animais, muitas ameaçadas e endêmicas e que cumprem um papel importantíssimo na manutenção da vida no planeta. Além de serem historicamente local de moradia de muitas comunidades tradicionais e que tem ao longo dos séculos lutado para manter suas tradições vivas.

Vamos começar com a Floresta do Aruá, localizada na região da Praia do Forte e que recebe este nome pois é a floresta que abraça a Lagoa Aruá, uma das grandes atrações ecoturísticas da região.

Muita gente nem sabe que ela existe, mas ela com outras duas grandes Florestas, formam a maior área de Mata Atlântica do Norte da Bahia, sendo um importante último refúgio que deve ser protegido.

Com Mata Atlântica em avançado estado de recuperação, tem uma área de 943 hectares e se conecta com 2 grandes florestas:

- A Reserva Ecológica Sapiranga, com uma área de 580 hectares de Mata Atlântica em estado secundário de regeneração e que está em processo de se tornar uma Unidade de Conservação Municipal (viva!);

- E a Reserva Camurujipe, última grande área de floresta de Mata Atlântica primária  e secundária do litoral norte da Bahia com uma área de 1.500 hectares.

Formadas por Mata Atlântica densa, abriga espécies nativas da fauna e da flora característica e é habitat natural de alguns animais ameaçados de extinção, os quais podemos destacar as seguintes espécies de mamíferos: Preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus) e o Ouriço preto (Chaetomys subspinosus); além das seguintes espécies de aves: Anambé-de-asa-branca (Xipholena atropurpurea);Papa-taoca-da-Bahia (Pyriglena atra); Barranqueiro-do-nordeste(Automolus lammi); Tucano-de-bico-preto(Ramphastos vitellinus); Chorozinho-de-boné (Herpsilochmus pileatus); Apuim de cauda amarela (Touit surdus); Papagaio chauá ( Amazona rhodocorytha), fazendo com que a região já faça parte de roteiros nacionais e internacionais de birdwatching e turismo de vida silvestre.

Quanto a flora é possível encontrar na região espécies importantes da Mata Atlântica, como Sucupira, Embaúba, Murici, Angelim, Piaçava, Licuri, Embaúba, Gabiraba, Matatauba, entre outros.

 Vale a pena conhecer, afinal Praia do Forte não e só praia!

Abraços e até o próximo mês!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Luciana Veríssimo
Sobre Luciana Veríssimo
Luciana Franco Veríssimo é bióloga, especialista em ecoturismo em áreas naturais protegidas e turismo de observação de vida silvestre. Escreve uma vez por mês!
Mata de São João, BA
Atualizado às 11h06
30°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 30°

33° Sensação
1.38 km/h Vento
62% Umidade do ar
100% (6.87mm) Chance de chuva
Amanhã (21/01)

Mín. 21° Máx. 35°

Tempo nublado
Amanhã (22/01)

Mín. 22° Máx. 34°

Parcialmente nublado