Olá! Sou Luciana Veríssimo e estarei aqui uma vez ao mês apresentando a vocês os ÚLTIMOS REFÚGIOS, áreas verdes, protegidas ou não, que são a morada de espécies de plantas e animais, muitas ameaçadas e endêmicas e que cumprem um papel importantíssimo na manutenção da vida no planeta. Além de serem historicamente local de moradia de muitas comunidades tradicionais e que tem ao longo dos séculos lutado para manter suas tradições vivas.
O Refúgio de Vida Silvestre da Sapiranga, criado através dos decreto 933/2023, com uma área de 755 hectares de Mata Atlântica em estado secundário de regeneração, é formada por Mata Atlântica densa e abriga espécies nativas da fauna e da flora característica, sendo habitat natural de alguns animais ameaçados de extinção, os quais podemos destacar as seguintes espécies de mamíferos: Preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus); Ouriço preto (Chaetomys subspinosus); E as seguintes espécies de aves: Anambé-de-asa-branca (Xipholena atropurpurea); Papa-taoca-da-Bahia (Pyriglena atra); Barranqueiro-do-nordeste (Automolus lammi); Tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus); Chorozinho-de-boné (Herpsilochmus pileatus); Apuim de cauda amarela (Touit surdus); Papagaio chauá (Amazona rhodocorytha), além das espécies de manguezal como Savacu-de-coroa (Nyctanassa violacea), Saracura-do-mangue (Aramides mangle), Garça-branca-grande (Ardea alba), Figuinha-do-mangue (Conirostrum bicolor), Batuíra-de-coleira (Charadrius collaris), Socozinho (Butorides striata), entre outras.
A Reserva Sapiranga é uma das ótimas opções de local para observação de aves na região. Localizada a aproximadamente 2 km da Praia do Forte, este espaço ecológico é recheado de belezas naturais, corredeira, rio, banho de cachoeira e muitas espécies da Flora e da Fauna.
A comunidade, descendentes dos povos originários que ocuparam a região(quilombolas e Tatuaparas/Tupinambás), permanecem mantendo viva a sua tradição com a pesca de jequi, jereré e covos (uma armadilha de pesca feitos de biriba, cipó de cotia e outros materiais), além da culinária, danças e religião.
Na reserva, correm três rios: o Pojuca, calmo e ideal para banho, o Terebu e o Sapiranga, que possui nascente no local, sendo próprio para consumo. As águas dos dois últimos se encontram e dão origem ao primeiro. Essas são apenas algumas das belezas naturais que compõem o local.
Vale a pena conhecer, afinal Praia do Forte não e só praia!
Abraços e até o próximo mês!
Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 33°
Chuvas esparsas